A associação católica internacional “Ajuda à Igreja que Sofre” foi elevada ao status de Fundação Pontifícia pelo Papa Bento XVI. A sede oficial da Fundação AIS passa a ser no Vaticano. Este ato canônico foi promulgado por um documento oficial em latim, conhecido como quirógrafo, assinado pelo próprio Papa.

O Papa designou ainda o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, como o Presidente da Fundação AIS, após a aposentadoria do ex-presidente, Padre Joaquin Alliende. E também nomeou para Presidente Executivo o Barão Johannes von Heereman Zuydtwyck, antigo presidente executivo dos Cavaleiros de Malta, e como Assistente Eclesiástico o padre Martin Barta, membro da Associação Clerical “Obra de Jesus Sumo Sacerdote”.

A sede internacional administrativa da AIS permanecerá em Königstein, perto de Frankfurt, Alemanha.

O impulso inicial para a fundação da AIS veio do Papa Pio XII. Inspirado pelo apelo do Papa, logo após a Segunda Guerra Mundial, para alcançar os 14 milhões de refugiados do pós-guerra na Alemanha, o padre Werenfried van Straaten lançou um apelo para a reconciliação por meio de ações de caridade. Incrivelmente houve uma enxurrada de doações. As pessoas doavam bastante toucinho, e não demorou para que o padre Werenfried ficasse conhecido como o “Padre Toucinho”.

Hoje a AIS é uma comunidade mundial com 17 escritórios internacionais e mais de 600 mil benfeitores que apóiam cerca de 5 mil projetos de ajuda a cada ano em mais de 140 países diferentes. No Brasil são ajudados cerca de 600 projetos por ano.

No documento assinado pelo Santo Padre, ele enfatiza os serviços prestados à Igreja durante décadas pela AIS. Agora, como Fundação Pontifícia, a AIS continuará como antes, em espírito de caridade ativa para ajudar sempre e em qualquer lugar onde a Igreja estiver em dificuldade ou sendo perseguida. Como uma instituição de caridade pastoral, agindo em nome da Igreja, a Ajuda à Igreja que Sofre está empenhada em reforçar e aprofundar a fé católica e a vida moral.

Últimas notícias

4 Comentários

  1. Otacílio Cerqueira 2 de julho de 2013 at 15:46 - Responder

    Deus abençoe e fortaleça a obra da AIS!

  2. Angelica Hendges 30 de junho de 2013 at 21:00 - Responder

    Estou me ligando neste assunto. Como eu, religiosa católica me integrar como membro atuante na missão sendo que iria me exclaustrar por um tempo, para atuar nesta obra.

  3. Marcelo 31 de dezembro de 2011 at 01:36 - Responder

    Fico Feliz, porque quero obter o carnê da esperança e minha alegria maior e em saber que a AIS–que estou conhecendo agora–está submissa a Pedro no seu sucessor o papa Bento XVI. Obrigado AIS. Qro sempre se Deus Permitir contribuir de alguma forma com vocês neste trabalho com os mais necessitados!.

  4. ADAMY GIANINNI DOS SANTOS 28 de dezembro de 2011 at 15:09 - Responder

    Parabéns esta empresa merece tudo de bom!

Deixe um comentário