A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) concede uma primeira ajuda de emergência de 100 mil euros (aproximadamente 300 mil reais) para os cristãos refugiados de Mossul, no Iraque, que fugiram da cidade perante os ataques dos rebeldes jihadistas do ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante).

De acordo com o Arcebispo caldeu de Mossul, Dom Shimon Emil Nona, 3.000 cristãos se encontram refugiados em aldeias próximas de Nínive, em abrigos provisórios que a Igreja tem disponibilizado em escolas, salas de catequese e até em casas abandonadas. Esta ajuda de emergência destina-se ao atendimento inicial destes refugiados, que deixaram tudo o que tinham para trás, e que não sabem se um dia poderão regressar. Segundo o arcebispo, a Igreja tem atendido perto de 1.000 famílias refugiadas até o momento.

Para Regina Lynch, responsável geral de projetos da AIS, “o sofrimento sem fim dos cristãos iraquianos é uma ferida aberta para nós. Os cristãos no Iraque têm de saber que não estão abandonados e que os cristãos no resto do mundo estão com eles, rezam por eles e, ajudam na medida das suas possibilidades. Por isso, além dos projetos que já temos no país, esta ajuda emergencial procura cumprir essa solidariedade”.

Nos últimos cinco anos, a Ajuda à Igreja que Sofre já disponibilizou um total de 2,4 milhões de euros (quase 8 milhões de reais) para projetos no Iraque.

Últimas notícias

Um comentário

  1. Weiberson Pereira 31 de julho de 2014 at 19:41 - Responder

    Como faço para enviar ajuda financeira para ajudar os irmão do Iraque? Preciso saber com urgência!

    Deus abençoe!

Deixe um comentário