Na ACN, ouvimos frequentemente notícias sobre o sofrimento cruel de muitos cristãos em países devastados pela guerra. Levá-los à reconciliação e ao perdão é, provavelmente, um dos maiores desafios para os líderes da Igreja. No entanto, essa é a missão que Deus confiou a nós, cristãos.
Em abril deste ano, o Patriarca Latino de Jerusalém, o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, escreveu uma carta pastoral ao seu rebanho, que se encontra cada vez mais reduzido. O subtítulo era: “Proposta para a concretização da vocação da Igreja na Terra Santa”. Ele reconhece claramente os problemas que os cristãos enfrentam e a caminhada difícil que têm pela frente.
No entanto, ele lhes lembra de que têm o dever específico de serem “sal e luz” do mundo e de serem testemunhas para os outros pela prática do perdão vivido, pois “Jesus é o mestre incontestável do perdão”. Ele escreve que perdoar exige coragem, mas que esse é um caminho para romper a cadeia do ódio e restaurar a confiança. Ele incentiva as famílias cristãs, nas quais as crianças aprendem, antes de tudo, a amar, a perdoar e a confiar, para “se tornarem laboratórios da reconciliação”.
Provavelmente não enfrentamos os mesmos desafios dos cristãos na Terra Santa, mas certamente nós, na maioria, em algum momento seremos chamados a perdoar alguém ou a nos reconciliarmos com alguém. Que também nós encontremos a coragem de sermos o sal e a luz do mundo.
Regina Lynch
Presidente Executiva Internacional
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo







