ACN

Bispo nigeriano à ACN: “Não posso agradecer o suficiente”

Publicado em: novembro 19th, 2024|Categorias: Notícias|Views: 181|

Um bispo nigeriano, comprometido em ajudar famílias que fogem de algumas das piores perseguições e conflitos no país, marcou o aniversário de sua ordenação oferecendo uma mensagem de profunda gratidão a ACN.

Na última década, desde sua ordenação episcopal, o Bispo Wilfred Anagbe, de Makurdi, testemunhou um aumento drástico no número de famílias deslocadas que fogem de extremistas na Nigéria. Isso inclui pastores Fulani, que tomaram vastas extensões de terra, forçando, então, comunidades inteiras a abandonarem suas casas.

Mas, em resposta, o bispo criou um programa emergencial de educação para mais de 400 crianças – meninos e meninas. O programa então fez com que as crianças voltassem para escola, saíssem das ruas. Também as afastaram das ameaças da prostituição infantil, do trabalho infantil, do tráfico de pessoas e do vício em drogas. A ACN tem apoiado o projeto, além de outras iniciativas vitais de apoio a padres perseguidos, religiosas, subsídios para missa, educação cristã e catequese.

Bispo nigeriano agradece apoio da ACN

Em sua carta à ACN, marcando seu 10º aniversário como bispo e o 30º aniversário de sua ordenação sacerdotal, o Bispo Wilfred fez um agradecimento. “Desde que me tornei bispo, fui confrontado com a triste realidade do deslocamento de milhares de pessoas dentro da minha diocese. Afinal existem áreas completamente dominadas por pastores e, há anos, a educação das crianças em idade escolar nessas áreas foi completamente interrompida. Mas, percebendo a necessidade de fazer algo sobre essa situação triste, iniciei o fundo de Educação em Emergência para devolver crianças em idade escolar às aulas. O objetivo era garantir seu futuro em meio à situação desesperadora atual.”

Ele acrescentou: “Sou profundamente grato à ACN por todo o apoio que recebemos. Eles ajudaram não apenas na área de educação para as populações deslocadas em nossa diocese, mas, mais importante ainda, pelo trabalho de advocacia que trouxe nosso sofrimento à tona. A equipe da ACN, que atua nessa área, tem sido incansável em tornar a comunidade internacional ciente das dificuldades e do sofrimento que nosso povo está enfrentando. De fato não consigo agradecer o suficiente a vocês e à equipe da ACN por toda a ajuda que recebemos ao longo dos anos.”

Presidente da ACN agradeceu ao Bispo

Regina Lynch, presidente executiva da ACN, respondeu para o bispo. “O senhor tem sido bispo em um tempo de grande sofrimento para seu povo. Muitos foram mortos ou deslocados. Mas, felizmente, a Igreja está presente para trazer consolo e fortalecer a fé deles, apesar das cruzes que carregam. O senhor tem sido – e continua sendo – o Bom Pastor, que nunca abandona suas ovelhas. Demonstrou grande coragem e fortaleza ao guiá-los nesses tempos difíceis e ao lhes dar voz, compartilhando seu testemunho com políticos e a comunidade internacional.”

Lynch concluiu: “Que Deus continue a abençoar seu trabalho e conceda a graça necessária para servir ao Seu Reino nesta terra.”

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo