ACN

Diálogo empático

Publicado em: fevereiro 5th, 2021|Categorias: Palavra Viva|Views: 828|

Em um mundo marcado por uma multiplicidade de mecanismos tecnológicos de comunicação, em vista da interação entre os povos e estreitando grandemente as distâncias e a precisão dos acontecimentos, podemos dizer que somos ainda aprendizes e sedentos do verdadeiro diálogo.

Particularmente a Igreja no Brasil apresenta, em sua Campanha da Fraternidade, uma proposta de diálogo que vai ao encontro das realidades do nosso povo. A Campanha da Fraternidade abre o debate sobre temas que contribuem na edificação de uma nova sociedade, mais fraterna, solidária e humana. Este ano, por exemplo, somos desafiados a rezar unidos a outros irmãos, não católicos, mas que professam a mesma fé em Jesus Cristo. Uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. Um grande desafio…

Um diálogo profundo de amor

Ecumenismo é dialogar, é cuidar do outro, oferecer-lhe o ouvido, a mente e o coração a fim de crescermos na fraternidade, no respeito às diferenças e na valorização da dignidade humana; dialogar não é convencer outros sobre o próprio ponto de vista, mas é compartilhar ideais em comum e caminhar. É muito difícil e até mesmo ameaçador conviver com grupos e pessoas que não se abrem ao diálogo. Jesus dialogou com os seus discípulos, com os que pensavam e agiam diferente dEle e ensinou uma bela oração, um diálogo profundo de amor, o Pai Nosso. Uma oração que nos convida a sairmos de nós mesmos e a rezarmos no plural.

A Fundação Pontifícia ACN tem uma missão profética na Igreja e no mundo: ajudar os povos na busca de uma verdadeira reconciliação como forma de afrontar o ódio, a maldade e a violência que atinge a vida. Para reavivar o projeto de Deus no coração do ser humano é necessário conversão. É necessário que cada pessoa seja reformada, ou seja, receba uma nova formação que nasce de uma saudável informação. Muitas vezes não somos apenas desinformados, mas também mal formados. É necessário abrir o coração a Deus (Oração). Por fim, é necessário partilhar dos dons com os que mais necessitam (Caridade, a ajuda material).

A informação, a oração e a ação fazem da ACN uma obra de diálogo empático, enxergando sempre Deus no outro. Fique com meu carinho e desejo de crescer no diálogo com todos vocês!

Fr. Rogério Lima, O. Carm.
Assistente Eclesiástico Nacional

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo