A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) doou 250.000 terços ao povo de Cuba durante a visita do papa Bento XVI à ilha, que começou na segunda-feira, 26 de março (2012).
Junto aos terços, a AIS distribuiu também 250.000 panfletos que explicam como rezá-lo, 15.000 cartilhas sobre o terço para crianças e 10.000 “caixas de oração” (kits com rosário de anel, um pequeno recipiente com água benta, um crucifixo e o texto com as orações básicas).
Reafirmando a importância de apoiar a evangelização católica na ilha, o coordenador da AIS para a América Latina, Ulrich Kny, disse que a Igreja ainda se recupera das décadas em que os cidadãos cubanos não eram livres para praticar a fé.
Kny lembrou que, em 1960 o regime de Fidel Castro confiscou igrejas católicas, escolas, hospitais e outros edifícios, e centenas de sacerdotes e religiosos foram expulsos. “A Igreja em Cuba ainda está sofrendo as conseqüências dessa experiência dolorosa. Por esta razão, Cuba continua a ser uma prioridade para a AIS”, disse ele.
A visita de Bento XVI coincide com as celebrações dos 400 anos do achado da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre. A imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços foi encontrada em 1612 por três mineradores do sal na baía de Nipe, no extremo nordeste da ilha, e trazida para El Cobre, de onde a devoção se espalhou por toda a ilha. A Virgen de la Caridad del Cobre é venerada hoje como a padroeira do país caribenho.
Dos 250.000 terços doados pela AIS, todos com a imagem de Nossa Senhora do Cobre, 100.000 foram para a arquidiocese de Santiago de Cuba, que abriga o santuário de El Cobre. Outros 60.000 rosários foram dados à arquidiocese de Havana, onde o Santo Padre celebrará a missa de encerramento da visita-peregrinação. Os restantes 90.000 foram distribuídos em nove outras dioceses cubanas.
Os terços são vendidos a um preço simbólico, tanto no santuário quanto nas paróquias. O dinheiro arrecadado será usado na reestruturação e na ampliação do centro de peregrinação e do santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.
Todos os anos, cerca de 500.000 pessoas visitam o centro de peregrinação de El Cobre. Cuba tem uma população de 11,2 milhões de habitantes, dos quais mais de 60% são católicos, embora sejam praticantes irregulares.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Vi um terço no site da Ais de Portugal, que achei muito bonito.
Gostaria de saber se consigo compra-lo pela AIS aqui do Brasil, pois ão consegui compra-lo.