“Eu estou acostumado a fazer sermões para pedir, mas agora acredito que não é o momento” disse com muito humor o Padre Werenfried em 1997, em uma viagem ao Brasil com muitos compromissos: ele fez um discurso inflamado contra o aborto para o Congresso das Famílias no Rio de Janeiro; acompanhou os eventos do Papa João Paulo II, que também estava no país; teve uma reunião com o então Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso; se encontrou com dezenas de bispos; abençoou uma nova casa na Fazenda da Esperança; se encontrou com a imprensa brasileira e inaugurou o escritório da ACN no Brasil.

Com o tempo o Padre Werenfried compreendeu que o Brasil não era um país pobre, mas sim um país de desigualdades. Percebeu que aqui, riqueza e pobreza coexistem em graus elevados. Foi então que vislumbrou aqui um terreno fértil para sua Obra, que consistiria na ajuda àqueles que nada têm e no encorajamento daqueles que podem ajudar. E, com uma bela celebração na basílica de Aparecida, transmitida ao vivo para todo país pela Rede Vida de Televisão, a ACN deu início as atividades no Brasil.

Missa de inauguração ACN Brasil
Missa no Santuário Nacional de Aparecida inaugurava a ACN no Brasil.

Indicado pelo Padre Eduardo Dougherty (fundador da TV Século 21), o Padre Evaristo Debiasi se tornou o assistente eclesiástico no Brasil. Ele se apaixonou pela obra e conseguiu transmitir essa paixão para os benfeitores. Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, que já havia conhecido o Pe. Werenfried ainda em sua infância na Alemanha, foi convidado pela direção internacional da ACN a se tornar o Presidente da Obra no Brasil, função que ocupa até hoje ao lado de uma equipe de 15 colaboradores e das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

A sede da ACN foi inaugurada na cidade de São Paulo, em 1997. Em seguida uma filial foi aberta no Rio de Janeiro. Hoje, ao lado de milhares de benfeitores e contando sempre com a graça de Deus, a ACN avança e chega aos corações, bem como fazia o Padre Werenfried com seu grande carisma de enxugar as lágrimas de Cristo no rosto da humanidade.

A ACN Brasil, ao longo de sua história, tem sido muito mais que uma entidade que arrecada fundos. Ela tem transformado pessoas de boa vontade em missionários, não só com doação, mas com oração. Por meio da ACN, hoje os católicos do Brasil têm conhecimento da Igreja perseguida no Oriente Médio e podem ajudá-la. Também amenizam o sofrimento dos cristãos na África, rezam pelos cristãos no Mianmar, enviam terços para os cubanos e muito mais.

Com a ACN, muitos descobriram o sentido de fazer parte de uma Igreja verdadeiramente católica, universal, e ajudá-la, seja onde for. Mas sem nunca esquecer a realidade própria do nosso país, também muito castigada, onde – ainda hoje – milhares de pessoas na floresta Amazônica, mesmo sem saberem, anseiam preencher o vazio do coração pelo conhecimento de Jesus Cristo; ou do povo sofrido pela seca no Nordeste que reza para que apareça um padre, um missionário para lembrá-los de que Deus não os esqueceu. Missão que só foi possível até aqui e só será possível daqui para frente graças ao maior tesouro da ACN: você! Muito obrigado!

20 anos ACN Brasil

Últimas notícias

Um comentário

  1. Beth 5 de setembro de 2017 at 00:15 - Responder

    Sou dec bil e prof quero ajudar.

Deixe um comentário