versão para impressão

Uma estola para o Papa Francisco em Qaraqosh

4 de março de 2021

O Papa Francisco irá a Qaraqosh e fará uma visita à Igreja de Al-Tahera no domingo, 7 de março. A cidade fica ao norte do Iraque e também é conhecida como Baghdeda. O Padre Yako Ammar, pároco de Al-Tahira, explica em conversa com ACN – que ajudou na restauração da igreja – o simbolismo da estola que o Papa Francisco receberá em sua jornada.

 

A estola é inteiramente feita à mão por Khaya Bakter, um artesão local, nas cores tradicionais de Qaraqosh (preto e roxo).

Gorjia Kapo, mãe de dois filhos e uma filha, ficou então encarregada de bordar e decorar a estola. A família dela vive em Qaraqosh há muitas gerações, mas em 2014 eles tiveram que fugir por causa do grupo Estado Islâmico (EI). Agora ela voltou com sua família e decidiu ficar para ajudar a reconstruir a cidade e retomar suas tradições. Um dos filhos de Gorjia decidiu se tornar sacerdote e foi ordenado há um ano.

Estola especial para o Papa Francisco em Qaraqosh

“De um lado da estola está a oração do Senhor – Pai Nosso – em nossa língua, siríaco, que vem do aramaico, a língua original de Jesus. Do outro lado está a Ave Maria”, revela o Padre Ammar, que desenhou a estola.

“As cruzes nas duas pontas da estola são as cruzes da igreja de Al-Tahera, as mesmas de dentro da igreja que foram destruídas pelo EI durante a ocupação. Aliás essas cruzes são, agora, o símbolo de uma nova vida. Como a estola é um adorno muito simbólico para nós sacerdotes, Gorjia também incluiu no bordado o pão e o vinho, símbolos do mistério eucarístico”, explica Padre Ammar.

O sacerdote iraquiano encomendou duas estolas para presentear o Santo Padre: a feita por Gorjia, como um símbolo dos cristãos que decidiram ficar em Qaraqosh apesar de todas as dificuldades. A outra é a feita por Iman Qasab, um cristão local que teve que abrir mão de suas raízes e cultura para emigrar para o Canadá durante a ocupação terrorista. Esta última estola é decorada com uma palmeira, símbolo do Iraque, que também aparece no logotipo da visita do Papa.

Ambas histórias – daqueles que permaneceram apesar de muitas dificuldades, assim como daqueles que tiveram que deixar suas casas – fazem parte desta cidade. Portanto os dois tipos de sofrimentos estarão representados no presente ao Papa Francisco.

Assista também ao vídeo sobre os preparativos da viagem do Papa Francisco ao Iraque no canal da ACN Brasil no Youtube.

Leave A Comment