O vicariato Apostólico de Bomadi está situado no sul da Nigéria, no estado do Delta. Ao contrário do que está ocorrendo no norte do país, os cristãos não estão sendo ameaçados – pelo menos por enquanto – pelos muçulmanos extremistas do Boko Haram.

Entretanto, a Igreja enfrenta muitos desafios sérios nesta região. Isto se deve ao fato de que aquela área é muito pobre e há pouca infraestrutura como estradas, sistema de saúde, purificação de água e suprimento de eletricidade. A mortalidade infantil ali é maior que no resto do país. A maioria do povo consegue sobreviver como pescadores ou pequenos agricultores. O povo comum não recebe nenhum benefício da produção de petróleo desta região. De fato, é o contrário, a indústria do petróleo polui a água de toda a área, sendo mais um problema que as pessoas tem de suportar.

Dentro do vicariato apostólico que cobre toda esta região, a Igreja Católica possui 23 paróquias, 25 sacerdotes oriundos dali, 8 padres missionários e cerca de 50 freiras. Além disso, há cerca de 600 catequistas leigos. Os católicos constituem apenas 1% da população. O islã não tem expressividade por aqui, de fato, a maioria da população ainda é animista. Por esta razão ali é uma região de evangelização primária, onde muita gente nunca ouviu falar de Jesus Cristo, mas é bem aberta a conhecer a Boa Nova do Evangelho. Apesar disso, o trabalho da Igreja não é fácil. Um dos problemas é que muitas vilas só podem ser atingidas por barco num dos muitos braços do delta do rio Níger.

O trabalho das irmãs é particularmente importante nesta região, pois elas ajudam a educar as crianças e dão apoio às famílias. Mas a maioria das irmãs vem de outras regiões do país e tem medo de viajar de barco pelo rio traiçoeiro até as áreas mais remotas, pois elas não tem experiência de conduzir os botes e nem sabem nadar. Por causa disto, o bispo fundou uma nova congregação de freiras denominada “Nossa Senhora Estrela doMar”, que tem por objetivo suscitar vocações dentro do território do vicariato, pois as mulheres dali sabem bem como viajar pelo rio, como enfrentar os desafios da natureza do delta do rio e assim, podem se locomover sem problemas para atender as pessoas em necessidade nas vilas mais remotas.

A nova congregação já tem noviças, mas não tem nenhuma casa onde elas possam receber a formação adequada. No momento, há 11 moças que se sentem chamadas a dedicar suas vidas a Nosso Senhor e aos habitantes do delta. Graças à generosidade dos benfeitores da AIS, pudemos ajudar as irmãs com 90.000 Euros para a construção de um noviciado. As irmãs nos pediram para transmitir a vocês um grande “muito obrigado”!

Últimas notícias

Deixe um comentário