ACN

Um sorriso para o mundo

Publicado em: outubro 10th, 2025|Categorias: Projetos ACN|Views: 45|

Compartilhar

Em algum momento da vida, todos precisamos da oração de familiares e amigos para passar por momentos exigentes. Agora imagine saber que, todos os dias, uma religiosa reza por você. Essa é a graça que o Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, oferece ao mundo.

As 19 monjas de clausura vivem uma rotina intensa de oração, que começa antes mesmo do amanhecer. Em suas intenções, estão toda a Igreja e, de modo especial, os benfeitores da ACN.

Oração silenciosa que sustenta a Igreja

Diferente das religiosas de vida ativa, que atuam também em hospitais, escolas ou orfanatos, a vocação das monjas – religiosas de clausura – é oferecer a vida em oração incessante por toda a humanidade, e esta é a maior forma de caridade que existe. São João Paulo II comparou essa missão ao coração no corpo humano. Escondido atrás das costelas, ele bombeia vida para todo o corpo. Assim também as monjas, através das grades, em silêncio e oração, mantêm vivo o Corpo de Cristo, que é a Igreja.

O nome do convento faz referência a um momento marcante da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, quando, aos 10 anos, a pequena Teresa vivia um período de profunda tristeza. Ao ter uma visão de Nossa Senhora sorrindo para ela, sentiu-se curada e cheia de alegria. Desde então, a família passou a chamar a imagem de Nossa Senhora do Sorriso.

Hoje, esse sorriso continua iluminando o mundo por meio da vocação carmelita. “Rezamos todos os dias, após a Missa, a oração de Nossa Senhora do Sorriso e pedimos que ela seja a alegria no coração de todas as pessoas, principalmente dos jovens, que enfrentam tantos desafios emocionais”, explica Irmã Ana de Jesus Maria.

As horas de oração são intercaladas pelo trabalho, que vão desde as tarefas domésticas até a confecção artesanal de terços e velas, vendidos para ajudar na manutenção do convento. Mas é graças à sua generosidade, que a ACN pôde ajudar no sustento dessas irmãs, permitindo que continuem fiéis à missão de rezar sem cessar.

E elas não estão sozinhas. Todos os anos, mais de 19 mil religiosas em todo o mundo recebem ajuda da ACN, levando esperança a todos os continentes.

Ser um benfeitor da ACN é uma bela maneira de retribuir o amor dessas religiosas que, todos os dias rezam por você. Ao doar e convidar outros a participarem, você se torna parte desse sorriso que espalha esperança e amor pelo mundo.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo