“Como poderei ensinar minhas crianças a rezar, se eu mesmo só aprendi o Pai Nosso pela televisão?”

A paróquia de São Cirilo e Metódio foi fundada em 2014. Ela está sob os cuidados dos sacerdotes do Instituto Verbo Encarnado. As irmãs do Instituto possuem sua casa de noviças no terreno da paróquia desde o ano 2000. Sua comunidade, que foi fundada na Argentina em 1984, está recebendo numerosas vocações na Ucrânia. A paróquia celebra a liturgia em dois ritos (latino e bizantino).

A paróquia é muito ativa no trabalho com as crianças e jovens. Ela também organizou uma assim chamada “escola da fé”, que, na realidade, é um programa catequético para adultos. Como consequência da educação atéia da época, da antiga União Soviética, muitas gerações cresceram sem ter nenhum conhecimento claro da fé. Muitos pais não sabem responder às perguntas dos seus filhos. Muitos deles dizem: “Como poderei ensinar minhas crianças a rezar, se eu mesmo só aprendi o Pai Nosso pela televisão?” Mas ao mesmo tempo há um desejo muito forte de aprender mais a respeito de Deus. É este desejo que os sacerdotes e as freiras do Verbo Encarnado estão tentando atender através de seus programas catequéticos.

O problema é que eles não tem nenhum lugar apropriado para formar o povo. Já foram iniciados os trabalhos da construção de um centro paroquial que vai beneficiar cerca de 200 famílias quando ficar pronto. E a AIS vai contribuir com o centro sobretudo na compra e instalação das janelas.

O arcebispo Volodimyr Vijtyshyn da cidade de Iwano-Frankiwsk nos recomendou calorosamente este projeto e ao mesmo tempo expressou sua gratidão por tudo que os benfeitores da AIS já fizeram por sua eparquia (diocese) no passado. “Nós lhes agradecemos de todo coração pela solidariedade e ajuda generosa que sempre recebemos por parte de vocês. Nós também somos gratos pela grande contribuição que vocês deram para a reconstrução da Igreja Católica daqui. Nós rezamos diariamente na intenção de vocês. As nossas orações são apenas um pequeno sinal de nossa profunda gratidão”.

Últimas notícias

Deixe um comentário