ACN

Santuário Mariano de Berdychiv precisa de ajuda

Publicado em: janeiro 8th, 2020|Categorias: Notícias|Views: 760|

O Santuário Mariano de Berdychiv, na Ucrânia, composto pelo mosteiro e a igreja, foi construído em 1630 por uma família nobre polonesa, que doou a imagem de Nossa Senhora. Desde então, ela tem atraído grande número de fiéis católicos. Eles trazem seus pedidos e preocupações aos pés da Mãe de Deus. Desde 2011, a imagem de Nossa Senhora da Igreja do Mosteiro Carmelita, tem sido o santuário nacional para a Igreja Católica de rito latino da Ucrânia. Um dos momentos mais significativos na história do santuário foi em 1998, quando a imagem foi exaltada pelo bispo local com uma coroa abençoada pelo Papa João II.

No entanto, no século XX, o santuário sofreu o mesmo destino de outros locais sagrados. Sob ordens soviéticas, o mosteiro foi fechado. O centro – o qual, em seu apogeu, tinha também um internato, um hospital, uma casa para desabrigados e uma gráfica – foi convertido num “museu do ateísmo”, com prisão, salas de interrogatório e cinema. Então, mais tarde, foram incluídos uma escola de música e um centro de esportes.

O povo pediu a volta do Mosteiro do Santuário Mariano

Em 1989, o povo da cidade de Berdychiv, realizou uma demonstração pública pelo retorno do Mosteiro e da Igreja à Ordem Carmelita. De forma admirável, as demonstrações foram conduzidas por um padre ortodoxo; os padres carmelitas tinham estado muito ativos no trabalho de reconciliação ecumênica.

O sucesso veio finalmente em 1991, quando os carmelitas descalços tiveram permissão de retornar. Mas o trabalho de reforma e recuperação do mosteiro e da igreja continua a ser uma difícil tarefa, que ainda não foi terminada. Na verdade, até agora, algumas partes do prédio ainda não foram devolvidas à ordem. De qualquer forma – e também em parte com a ajuda da ACN – muito já foi realizado. Em 2012, eles puderam finalmente re-consagrar a Basílica.

Agora, eles nos procuraram novamente para ajudar. Desta vez para mobiliar as cozinhas e duas grandes salas de jantar, assim como as instalações sanitárias. Todas as reformas tem urgente necessidade para poder acomodar os muitos fiéis católicos que vêm em peregrinação à imagem de Nossa Senhora de Berdychiv; ou para participar nos retiros. Esperamos poder ajudar mais uma vez, contando com a generosidade de nossos benfeitores.

Para doar, clique aqui.

Para conhecer mais projetos na Ucrânia, clique aqui.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Arnaldo Tavares de Salles 13 de julho de 2024 at 15:56 - Responder

    Ave Maria 🙏🙏🙏

Deixe um comentário

Ir ao Topo