O apoio a seminaristas e seminários em todo o mundo é certamente uma das tarefas mais fecundas e prioritárias nos tempos de hoje. Basta ver a desorientação das consciências, o distanciamento da própria lei natural, a tentativa de substituir Deus pelo “eu” e de nivelar o cristianismo a uma doutrina religiosa facultativa, para perceber o quanto é urgente a formação daqueles que atuam como representantes de Cristo.
A secularização e o ateísmo limitam o espaço do sagrado a um mínimo e contaminam o conteúdo da mensagem cristã. Na era da tecnologia e da prosperidade, as pessoas experimentam uma extrema pobreza espiritual. Elas são vítimas de uma ansiedade existencial e se mostram incapazes de resolver os problemas básicos na vida pessoal, familiar e social.
Diante desse cenário, a missão do sacerdote assume uma importância e uma atualidade decisivas. Ele deve proclamar ao mundo a mensagem de Cristo na sua totalidade, na sua pureza e radicalidade; ele deve transmitir ao mundo o poder libertador de Cristo! Mas para que os sacerdotes estejam à altura dessa missão, eles devem estar bem preparados humanamente, espiritualmente, intelectualmente e pastoralmente. A Igreja é capaz de resistir a todos os ataques, mas não poderá resistir ao perigo se esquecer as palavras de Cristo: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”. Qual seria a utilidade de um sacerdote que se adapta ao mundo e se assimila a ele de tal modo que se torna um sacerdote totalmente “mundano” e não mais um fermento transformador?
Sacerdotes participantes da cruz de Cristo
Queridos amigos, o Senhor nos pede que rezemos pelas vocações e que apoiemos das mais variadas formas a formação dos sacerdotes. O Senhor consagra seus sacerdotes, não para fazer deles uma casta, mas profetas; não para conceder privilégios, mas para os tornar participantes da sua cruz; não para que exerçam o domínio, mas para que sirvam e, como Jesus, continuem no mundo a dar o próprio corpo e a derramar seu sangue em sacrifício por todos os homens.
Senhor, guarda em teu amor aqueles que designaste como guardiões de tua casa, como anunciadores de tua vontade, como ministros e dispensadores dos santos mistérios: Eles enfrentam a incompreensão, a hostilidade do mundo, a impopularidade da opinião pública. Cerca-os, Senhor, com uma família espiritual que reza, compreende, ajuda e sustenta. Que teu povo possa se alegrar com a dádiva e a consolação de sacerdotes fiéis e santos que testemunhem com suas vidas a própria identidade. Senhor, nós te rogamos com as palavras de Santa Teresinha de Lisieux:
“Dá-lhes, com o poder de transformar o pão e o vinho, também o poder de transformar os corações. E faz com que, diante dos medos e das dúvidas das pessoas que se perguntam: ‘Onde podemos encontrar Cristo?’ possamos responder com a mesma resposta que já foi dada por Santo Ambrósio: ‘Podemos encontrá-lo no coração de um sacerdote sábio’”.
Card. Mauro Piacenza
Presidente Internacional
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Lindíssimas palavras que dignificam a missão dos padres! Fazem falta pessoas que reconheçam o verdadeiro papel dos padres: ser sal e luz no mundo, educar e santificar o povo, apontar ao povo que a vida do cristão na terra é milícia.