ACN

Rezar é a primeira atitude

Publicado em: março 8th, 2017|Categorias: Palavra Viva|Views: 1018|

Compartilhar

A “tríade” – Informação, Oração e Ação – é o tripé sobre o qual se funda toda a missão da Ajuda à Igreja que Sofre. A Oração é o cerne dessa missão, porque a oração aumenta a Informação para o anúncio e transforma a Ação em uma obra de Deus.

A luta pela conquista da oração deve preceder toda e qualquer luta pela justiça e pela paz. Se vencermos a luta pela conquista da oração, venceremos todas as outras batalhas no mundo, inclusive na nossa vida pessoal. Muitas vezes se ouve a frase: “Aqui, só rezando!” Isto é tão verdadeiro! Sobretudo se, em vez de desesperarmos diante da situação da vida e do mundo, tomarmos a coragem de rezar. Aliás, esta expressão dá uma visão distorcida de Deus. Pois rezar não deveria ser a última ratio, ou seja, a última saída, mas a prima ratio, ou seja, o iní- cio, a primeira atitude.

A oração muda de fato o mundo. Ela traz Deus para dentro dos acontecimentos, coisa que Ele quer, mas não sem a nossa liberdade. A oração é uma força poderosa. Ela pode até mesmo suspender leis da natureza e vencer qualquer obstáculo. É a participação na onipotência de Deus. Quando um adorador interfere no curso dos acontecimentos, ele altera as relações de causa e efeito no mundo. Obviamente Deus não fica só esperando ser solicitado para intervir, mas, por meio da oração, Ele quer nos conceder também a dignidade da coautoria.

Rezar não é um agradável passeio; a oração pode exigir um grande esforço. No entanto, quanto mais rezamos, tanto mais alegria a oração nos traz. Quem assim procede, acaba tornando-se diferente, no seu ser e também na sua atuação. Eu não posso rezar seriamente pela paz e não fazer nada pela paz. Eu não posso rezar por pessoas que passam fome e estão na miséria, deixando tudo como está. “Não seria insensato”, disse o fundador da Ajuda à Igreja que Sofre, “implorar de Deus uma graça, sem estar disposto a colaborar na obtenção dessa graça?”

Caros amigos, podemos também nós fazermos a diferença no mundo, começando pela ora- ção ativa. Como nos mosteiros, onde monjas e monges levantam incansavelmente, como Moisés, suas mãos para o céu e lutam em oração por nós. Criemos espaço para Deus em nossa vida. Ele espera por nós 24 horas.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo