A cozinha principal do seminário de Alba Julia oferece refeições diárias para 250 pessoas. O refeitório serve não só os seminaristas das quatro dioceses do país…


Mas também os alunos e a maioria dos professores da escola secundária Católica adjacente, o pessoal acadêmico da faculdade teológica, o pessoal da Caritas diocesana e numerosos convidados.

Como resultado, a cozinha é uma importante empregadora da cidade, às mulheres em particular, de famílias pobres, recebem uma oportunidade de ganhar o sustento e experiência profissional. Porque a pobreza ainda é grande na Romênia e o desemprego é alto, e este é um fato bem conhecido onde muitas mulheres não vêem, outra saída, além da prostituição. Muitas mulheres que vão pra fora do país, à procura de um emprego, têm um rude despertar, caindo nas mãos de traficantes sem escrúpulos, elas são violentadas e escravizadas sem documentos e sem direitos, em bordéis, ao invés de poderem trabalhar como babás ou empregadas domésticas como havia sido prometido à elas. Conseqüentemente qualquer emprego respeitável é uma bênção e uma fonte de esperança para o futuro, especialmente para mulheres dos níveis mais pobres de sociedade.

No entanto, estas mulheres temem por seus trabalhos diante às ameaças das autoridades de saúde de fechar a cozinha do seminário. A única resposta é uma renovação completa e urgente desta cozinha que é intensivamente usada o ano inteiro. Nos últimos anos as exigências de segurança e higiene aumentaram muito, especialmente desde que a Romênia se juntou à comunidade Européia. Agora a instalação elétrica, o sistema de reciclagem, o sistema de aquecimento central, as instalações sanitárias como lavabos e pias, o equipamento da cozinha, filtros de extração, o sistema de ventilação, panelas, trabalhos de superfícies, azulejos de chão e parede, em resumo, tudo deve ser renovado e substituído. Não há nenhuma outra alternativa, o fechamento da cozinha seria uma catástrofe, não só para o seminário, mas para a vida inteira da Igreja Católica em Alba Julia.

Este ano os católicos de Alba Julia estão celebrando o milênio do estabelecimento da diocese. Para esta cidade da Transilvânia que hoje tem uma população de aproximadamente 66.000 almas, tem sido uma sede episcopal desde o ano 1009. Em 1991, seguindo as mudanças políticas no país, o Papa João Paulo II elevou o episcopado ao estado de uma arquidiocese.

Apesar dos longos anos de sangrenta perseguição debaixo de comunismo, a Igreja Católica na Romênia está longe da morte. Com grande amor e duro trabalho, os padres e fiéis reconstruíram sua vida eclesial. E assim o trabalho da Igreja em Alba Julia não pode ser rompido agora, simplesmente porque eles não podem dispor de uma cozinha nova para o seminário. A AIS prometeu ao reitor do seminário o auxílio necessário para este trabalho.

Últimas notícias

Deixe um comentário