A ACN promove atividades para celebrar a Red Wednesday no dia 20 de novembro, em mais de vinte países. Este evento anual busca aumentar a conscientização sobre a perseguição enfrentada por cristãos ao redor do mundo e defender o direito fundamental à liberdade religiosa.
Na Europa, Américas e Oceania, aproximadamente 300 eventos da ACN acontecerão em centenas de cidades. A Red Wednesday começou como um dia de solidariedade, inspirado por uma iniciativa brasileira, quando em 2015 o Cristo Redentor foi o primeiro monumento a ser iluminado em vermelho em referência aos cristãos perseguidos. Agora, transformou-se em uma série de atividades, como vigílias de oração, testemunhos, conferências e exposições que podem durar semanas ou até o mês inteiro. Em algumas regiões, o evento é conhecido como “Semana Vermelha” ou “Novembro Vermelho” para abranger iniciativas mais prolongadas.
No Brasil, a celebração pelos cristãos perseguidos acontece já no dia 6 de agosto, em referência à mesma noite de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico.
Destaques da Red Wednesday em 2024
Este ano, o evento destaca o lançamento do relatório “Perseguidos mas não Esquecidos”, edição 2024, da ACN. O relatório examina a situação dos cristãos em 18 países onde a perseguição é uma grande preocupação. Ele revela que, na maioria desses países, as condições para os cristãos pioraram ou permaneceram as mesmas, com apenas uma leve melhoria em um dos países.
Austrália e Nova Zelândia irão focar na perseguição e no sofrimento dos cristãos na Terra Santa. Na Austrália, 22 dioceses e cinco eparquias católicas orientais iluminarão suas principais catedrais em vermelho, o dobro de participantes em relação ao ano anterior. Pela primeira vez, duas dioceses da Nova Zelândia também aderiram ao evento.
Canadá: Em Montreal, uma missa especial ocorrerá no Oratório de São José, que também será iluminado em vermelho. Em Toronto, haverá uma vigília especial da Red Wednesday.
América Latina: No Chile, onde igrejas foram incendiadas, e no México, onde padres foram mortos por denunciarem injustiças, a Red Wednesday ganha relevância. Na Colômbia, a Irmã Gloria Narvaez, sequestrada no Mali, compartilhará seu testemunho.
#Red Wednesday na Europa
A maioria das atividades da Red Wednesday ocorrerá na Europa. Na Holanda, Suíça e Alemanha, centenas de igrejas se iluminarão de vermelho. Na Alemanha, além de uma abordagem ecumênica, uma banda evangélica local realizará um concerto, com até 1.200 pessoas esperadas e transmissão ao vivo em emissoras católicas e evangélicas. O relatório “Perseguidos mas não Esquecidos” será oficialmente apresentado na Diocese de Fulda, com transmissão ao vivo.
Na França, a Noite dos Testemunhos, evento de grande sucesso com depoimentos de vítimas de perseguição religiosa, agora será integrado à Semana Vermelha. O evento percorrerá várias catedrais, acompanhado de uma exposição sobre a perseguição aos cristãos, focando na Armênia, Paquistão e Burkina Faso.
Na Espanha, uma exposição itinerante intitulada “A Beleza do Martírio” será exibida em Madri, Sevilha e Zaragoza antes de seguir para dioceses e universidades católicas. A Catedral da Almudena, a Sagrada Família em Barcelona e o Anfiteatro de Tarragona, local histórico de martírio cristão, também serão iluminados em vermelho.
Reino Unido: Escolas católicas participarão de uma transmissão ao vivo para compartilhar suas iniciativas de conscientização. No Oratório de Brompton, em Londres, haverá uma missa e a entrega do prêmio “Coragem para Ser Cristão”. A sede da ACN no Reino Unido também promoverá eventos no Parlamento Escocês e no Palácio de Westminster, em Londres.
Na Irlanda, 24 das 26 catedrais serão iluminadas, assim como a imagem de São Patrício no Monte Slieve Patrick. O Santuário Nacional de Knock também será iluminado de vermelho, marcando a Semana do Testemunho da ACN Irlanda.
Outros países participantes da Red Wednesday
Eventos da Red Wednesday também foram confirmados em diversos países, incluindo Portugal, Eslováquia, Áustria, Itália, Bélgica, Malta e Filipinas.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo