Hoje, dia 19 de agosto, o Papa Francisco telefonou ao bispo de Pemba, Moçambique, o brasileiro Dom Luiz Fernando Lisboa. A ligação acontece após um grande ataque no dia 12 de agosto, que culminou com a captura da cidade portuária de Mocímboa da Praia, na Diocese de Pemba, Moçambique. O ataque foi reivindicado por membros do grupo conhecido localmente como Al-Sunna wa Jama’a (ASWJ), filiado ao grupo Estado Islâmico. Dom Luiz compartilhou o conteúdo da mensagem do Santo Padre, e compartilhamos também essa mensagem com os benfeitores e amigos da ACN, que tanto ajudam os cristãos em Moçambique:

Telefonema do Papa Francisco a Dom Luis Fernando Lisboa

Hoje, dia 19 de agosto de 2020, às 11h29, para minha surpresa e alegria, recebi um telefonema de Sua Santidade, o Papa Francisco que me confortou muito. Ele disse que está bem próximo do Bispo e de todo o povo de Cabo Delgado e acompanha a situação vivida na nossa Província com muita preocupação e que tem rezado por nós.

Disse ainda que o bispo lhe diga se há mais alguma coisa que ele possa fazer. Agradeci muito a ele por esse gesto e por ter mencionado a crise humanitária que vive a Província de Cabo Delgado durante a bênção Urbi et Orbi que ele pronunciou no dia da Páscoa, 12 de abril. Eu disse a ele que, depois de sua menção a Cabo Delgado, houve muito mais interesse por parte de todos (países, dioceses de várias partes do mundo, congregações religiosas, organizações internacionais, individualidades) tanto de dentro como de fora de Moçambique e que, a partir daí, Cabo Delgado voltou para o mapa porque parecia que já não estava. Ele disse: “Que bom!”

“Papa Francisco está conosco e nos encorajou”

Falei sobre a difícil situação de Mocímboa da Praia que, neste momento, está tomada pelos insurgentes e que duas religiosas da Congregação de São José de Chamberry que lá trabalham estão sem contato com a Diocese há uma semana, ao que o Papa respondeu: “Que triste!” Prometeu rezar também nessa intenção.

O Santo Padre afirmou que lembrava muito bem da sua visita a Moçambique em 2019 e que já naquela altura se preocupava por Cabo Delgado. Ele pediu que, aquilo que precisarmos, poderemos encaminhar ao Cardeal Czerny, do Dicastério do Desenvolvimento Humano e Integral.

Garanti nossa proximidade a ele, Papa Francisco, e afirmei que rezamos todos os dias por ele. Por fim, ele disse que está conosco e nos encorajou: Adelante!, que significa Avante!, Continuem! Para encerrar a nossa conversa, enviou a sua bênção apostólica a todo o povo de Cabo Delgado e de Moçambique.

Luiz Fernando Lisboa, cp
Bispo de Pemba

A ACN tem ajudado os cristãos em Moçambique com diversos projetos. Desde a reconstrução de Igrejas até suporte para os missionários que permanecem firmes mesmo quando a situação fica muito difícil. Sua ajuda é fundamental para manter os projetos. Faça sua doação clicando aqui.

Últimas notícias

Deixe um comentário