Após a Santa Sé confirmar a viagem Apostólica do Papa Francisco ao Iraque (Bagdad, Erbil, Mosul e Qaraqosh) de 5 a 8 de março de 2021, o presidente executivo da ACN, Thomas Heine-Gelder declarou:

“Esta notícia da viagem apostólica do Papa Francisco ao Iraque nos enche de alegria e gratidão. Afinal os cristãos no Iraque aguardaram com grande expectativa este anúncio. A visita é um sinal de esperança para os cristãos aflitos que se encontraram por um caminho da cruz da perseguição e da discriminação durante décadas. Aliás, esta viagem é mais um sinal da proximidade e da preocupação do Papa com os cristãos do Oriente Médio. A sua visita irá fortalecê-los e criar uma nova coragem para permanecer na sua pátria. Sem o apoio do Santo Padre e da Igreja, essas comunidades, no berço do Cristianismo, correm o risco de desaparecer.”

Ajuda da ACN no Iraque

Desde 2014 os benfeitores da ACN foram fundamentais para manter a presença cristã no Iraque e, de modo particular, na Planície de Nínive.

Em agosto de 2014, os cristãos estavam em uma situação desesperadora depois de fugir do avanço do grupo Estado Islâmico (EI) em Mosul e nas planícies de Nínive. A ACN reagiu imediatamente e, por meio de grandes esforços, ajudou a garantir a sobrevivência de 11.800 famílias deslocadas internamente. Para sustentar a população cristã, a ACN assumiu um dos maiores compromissos de ajuda emergencial da história. Desde 2014 foram mais de 300 projetos de ajuda. A princípio, o objetivo é apoiar famílias cristãs com necessidades básicas de higiene e alimentação, habitações temporárias, escolas de caravanas e assistência médica.

Paralelamente a esta ajuda, o Departamento de Relações Públicas da ACN levou o drama dos cristãos iraquianos para as Nações Unidas, instituições da União Europeia, estados membros da UE e do governo dos EUA. A ACN procurou chamar a atenção para o extermínio seletivo de cristãos e outras minorias no Iraque por parte do EI. Assim, em fevereiro de 2016, com base em um documento preparado por este departamento, uma resolução bem-sucedida do Parlamento Europeu reconheceu o genocídio de cristãos e outras minorias no Iraque. Em seguida, o mesmo documento foi ampliado e submetido ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, onde também foi aprovado o reconhecimento do genocídio.

Nova fase de ajuda da ACN

ACN está atualmente realizando uma nova fase em seu plano de reconstrução para os cristãos iraquianos. Afinal, o objetivo central é reconstruir a infraestrutura das instalações administradas pela Igreja nas cidades cristãs e nas vilas da Planície de Nínive. Das 363 instalações da Igreja designadas para reconstrução ou reparação (34 totalmente destruídas, 132 queimadas, 197 parcialmente danificadas), 87% terão função adicional de apoio social ou assistencial. Isso inclui salões paroquiais que servem como centros comunitários para atividades pastorais e sociais, instalações educacionais, orfanatos, casas de repouso e clínicas. Também residências serão utilizadas para aqueles que prestam serviços a esses centros (religiosos servindo como professores, pessoal de saúde ou profissionais de apoio psicossocial).

A ACN testemunhou a extraordinária generosidade de seus benfeitores, que contribuíram significativamente para as obras de reconstrução no Iraque. Porém, muito ainda precisa ser feito e você também pode contribuir realizando a sua doação!

Assista também ao documentário Iraque – Êxodo, produzido pela ACN sobre os cristãos que sobreviveram à guerra no Iraque.

Últimas notícias

Deixe um comentário