De 5 a 12 de setembro de 2021 será realizado em Budapeste, Hungria, o 52º Congresso Eucarístico Internacional, com o lema “Todas as minhas fontes estão em Ti”. A cada quatro anos toda a Igreja celebra essa grande festa eucarística mundial que busca promover e aprofundar a devoção da Santa Eucaristia.

Esse evento terá um enorme valor simbólico para a Hungria, onde a Igreja sofreu por mais de quarenta anos a perseguição e opressão comunista. De fato, é na fé dos mártires que se mostra, de maneira especial, que a Eucaristia é a fonte, a síntese e o ponto culminante da vida cristã. Foi o Pão da Vida que deu aos mártires a força invencível do amor. Mesmo quando lhes faltava tudo, eles estavam prontos a dar suas vidas pela celebração da Santa Missa.

Para os primeiros cristãos, Sacrifício da Missa estava no centro de suas vidas, apesar da cruel perseguição, como foi testemunhado pelo historiador da Igreja Eusébio de Cesareia: “Todo lugar onde se sofria tornava-se para nós um lugar para celebrar […] podia ser um campo, um deserto, um navio, um alojamento, uma prisão”. Também o martirológio dos séculos 20 e 21 conta com grande quantidade de relatos comoventes de celebrações clandestinas da Eucaristia, até mesmo nos campos de concentração.

Eucaristia o Pão que sacia nossa fome de amor

Em muitos países, devido às medidas de proteção, relacionadas ao coronavírus, foram suspensas as celebrações públicas da Santa Missa por longos meses. A maioria dos fiéis só conseguiu participar da celebração eucarística através da televisão ou de transmissão on-line. É verdade que
essa dolorosa situação deu origem a muitas formas novas de evangelização, especialmente através dos modernos meios de comunicação, fazendo-nos redescobrir a importância da Igreja doméstica. No entanto, ela também foi causa de muita solidão e separação. Afinal de contas, o homem anseia por uma união íntima, amorosa e pessoal com Deus.

foto com jovens adorando a Eucaristia

 


“Tomai todos e comei,
isto é o meu Corpo”.  

 

 

Jesus faz de si mesmo o Pão da Vida para saciar nossa fome de amor. Foi por isso que São Pedro Julião Eymard, fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, disse: “No Santíssimo Sacramento vocês encontram tudo: uma palavra de ânimo, sabedoria e milagres. Sim, também milagres. A Sagrada Eucaristia é a mais sublime revelação do amor de Deus. Ela só pode ser superada no Céu”. Aceitemos sempre, caros amigos, o convite de Jesus para o Seu banquete sacrificial, que Ele mesmo nos prepara. Então nunca estaremos sozinhos e nunca deixaremos ninguém sozinho em suas necessidades.

Pe. Martin M. Barta
Assistente Eclesiástico Internacional

Últimas notícias

Deixe um comentário