A paróquia de São Miguel, em Kpassa, é um exemplo de uma nova paróquia, onde muitos estão agora se voltando para a fé católica. A saber, esta cidade, que tem em torno de 45 mil habitantes, fica no leste de Gana, a quase 400 km da capital Acra. No ano de 2008, os padres capuchinhos estabeleceram aí uma estação de missão, a qual foi elevada ao status de paróquia em 2010.

Hoje, a paróquia inclui 34 vilarejos afastados. Em 17 deles já existem estações de missões, pequenas comunidades católicas, cada uma sob o acompanhamento de dois catequistas. Os padres visitam estes vilarejos regularmente para celebrar a Santa Missa e administrar os sacramentos. Aliás, no momento, mais quatro vilarejos estão prestes a receber estas estações. Algumas ficam a até 45 km do centro paroquial.

Há também outros vilarejos que, de tão distantes que são, ainda não foi possível levar o Evangelho até eles. A condição das estradas é muito ruim. Na estação de chuvas, muitas destas estradas se tornam rios lamacentos intransitáveis.

Padres Capuchinhos precisam de ajuda

Os padres precisam de um veículo próprio para enfrentarem essas barreiras. No momento, os três padres capuchinhos da paróquia só têm uma motocicleta e um carro velho. É melhor do que nada, claro, mas eles simplesmente não podem ministrar nas estações tanto quanto desejariam.

Também não conseguem fazer visitas regulares aos outros vilarejos afastados. Isto é um outro motivo de preocupação para os padres. Afinal não é possível dar atenção às pessoas em suas necessidades espirituais e também sociais.

Por isso, o pároco, Padre Robinson Melkis, procurou a ACN para ajuda, para conseguir um veículo apropriado. Como ele diz em sua carta, estas visitas pastorais são muito importantes para “manter a chama da fé cristã viva nos corações dos fieis”. Assim sendo ele precisa de ajuda para obter este veículo, e nós já lhe prometemos ajudar. Você quer ajudar aos padres também?

Um pouco mais sobre o local

A nação de Gana, na África ocidental, tem uma população de quase 29 milhões. Em torno de 70% da população é de cristãos, a maioria dos quais pertence a uma variedade de diferentes denominações protestantes. Em síntese, aproximadamente 15% é de católicos. No entanto, de modo especial, dentre os seguidores das religiões africanas tradicionais, muitos se mostram interessados no cristianismo. Para, eles, a Boa Nova de Cristo significa libertação de seu medo de feitiçaria e maus espíritos.

Últimas notícias

Deixe um comentário