“Vocês me mostraram a beleza da universalidade da Igreja”, diz o Padre Habtelel Ghebray, da Eritreia. E o Padre Hagos Danne, da Etiópia, agradece com estas palavras: “Com todos esses padres de todo o mundo, me senti em uma grande família. A Igreja Católica é uma grande família.”

Os dois padres participaram em Roma de um curso de formação continuada para formadores de seminários. A cada ano o curso reúne mais de cem professores, reitores e instrutores de todo o mundo. Durante um mês, eles atualizam seus conhecimentos teóricos no Instituto “Regina Apostolorum”: são informados sobre as mais recentes pesquisas em questões de formação, e também experimentam na oração e nas visitas a lugares sagrados de Roma a “fraternidade sacramental”, da qual a Congregação para o Clero fala em suas orientações para a formação sacerdotal. A consciência dessa fraternidade e do ministério sacerdotal exige portanto um aprofundamento permanente.

Formação para formadores

O patrono dos sacerdotes, o Santo Cura d’Ars, diz assim: “Oh, quão grande é o sacerdote! Ele entenderá a si mesmo somente no Paraíso. Ele tem a chave dos tesouros celestiais. O padre não é padre para si mesmo; ele não dá a si mesmo a absolvição, não administra a si mesmo os sacramentos. Ele não é padre para si mesmo, ele é padre para vocês”. É essa a consciência que os formadores devem transmitir aos seminaristas. O encontro fraterno os fortalece nessa tarefa. A maioria vem da África e da América Latina, de países onde a Igreja é rica em vocações, mas pobre em recursos e, por isso, se torna difícil custear o curso.

A ajuda da ACN

Todos os anos a ACN ajuda com grande parte destes custos, possibilitando assim que mais sacerdotes possam estar prontos para, depois, preparar os futuros padres em suas dioceses. Sua ajuda possibilita isso: acolher as vocações e prepará-las com maior zelo.

Projetos como este precisam de recursos todos os anos. Sua doação mensal é importante para manter projetos de formação e ajuda existencial. Para contribuir mensalmente, cadastre-se clicando aqui.

Para conhecer outros projetos de formação de seminaristas, clique aqui.

Últimas notícias

Deixe um comentário