Finalmente a nova edição do Novo Testamento em Sango, a língua nacional da República Centro-Africana, está terminada e pronta para distribuição! Fini Mbuki – “Boas Novas” – é o título da capa vermelha dos livros recém-impressos.

Por muitos anos, a edição antiga não estava disponível e estava fora de edição. Agora, no entanto, todos estão felizes. E, graças à generosidade de nossos benfeitores, a ACN pôde providenciar o valor necessário para imprimir 30 mil cópias. Elas vão ser distribuídas pelas nove dioceses católicas do país – principalmente para o uso dos catequistas, que transmitem a fé.
Um bom conhecimento das Escrituras é uma das condições fundamentais para plantar uma fé profunda. Neste país, que desde sua independência em 1960, foi devastado por crises políticas e violência, a renovação do ser humano é a chave para um futuro melhor.

Novo testamento na língua Sango: a fé ao alcance de todos

Desde a sangrenta guerra civil que começou em 2013, grandes partes do país ainda estão sob o controle de grupos armados. Caso o país venha a ser restaurado, será necessário não somente reconstruir as casas e prédios públicos arruinados, mas principalmente as almas e os espíritos das pessoas. Só poderá haver um futuro melhor, se o ódio for superado e uma nova página for aberta, num espírito de reconciliação e perdão. De qualquer forma, é vital para os fiéis ter um bom conhecimento do Novo Testamento na língua Sango. Porque, apesar de dois terços da população ser de cristãos, em muitas partes a superstição e a crença na magia ainda é muito grande.

O Vigário Geral da Diocese de Bouar, o padre italiano carmelita Marcello Bartolomei, foi o homem responsável pela tradução revisada e a publicação do Novo Testamento. Foi um empreendimento difícil e penoso, mas agora há uma grande alegria pelo sucesso. Ele escreve: “Nós agradecemos ao Senhor, a todos os benfeitores e principalmente à ACN, por nos ter apoiado neste precioso trabalho de espalhar e Palavra de Deus. Agora que temos em nossas mãos os escritos do Novo Testamento, e principalmente os Evangelhos, nossa fé ficará fortalecida e nossos catequistas encorajados, assim como nossos fiéis católicos e os que estão buscando o batismo. É nosso costume dar aos recém-batizados uma cópia do Novo Testamento e, na Páscoa de 2020, muitos deles receberão este precioso presente da “Palavra de Vida”.

Nosso agradecimento de coração a todos os que ajudaram!

Outros projetos

Conheça outros projetos de publicação da Bíblia, clique aqui.

Acesse a Bíblia da Criança online aqui.