//Papa Francisco acende vela pela paz e reconciliação na Síria

Papa Francisco acende vela pela paz e reconciliação na Síria

2018-12-03T17:39:19+00:00dezembro 3rd, 2018|Notícias|

“Minha amada Síria está sendo atormentada por uma guerra que dura oito anos (…) neste momento, eu gostaria de tornar minha, a esperança das crianças na Síria”, declarou o Papa Francisco pedindo paz

Com estas palavras, após a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa Francisco acendeu uma grande vela pela paz e reconciliação na Síria – um país dilacerado por uma guerra que perdura por um período maior que o da Segunda Guerra Mundial.

Com este ato, o Santo Padre marcou o início da campanha de Natal “Velas pela Paz na Síria”, uma iniciativa para o período do Advento da Fundação Pontifícia ACN, cujo objetivo é de conscientizar e apoiar os cristãos em sofrimento.

“Que a chama da esperança também alcance todos aqueles que sofrem nestes dias de conflitos e tensões em várias outras partes do mundo; vamos orar e ajudar os cristãos a permanecer na Síria e no Oriente Médio como testemunhas de misericórdia, perdão e reconciliação”, afirmou o Papa.

Todos estão convidados a acender uma vela

A campanha “Velas pela Paz” começou na Síria; quando as comunidades cristãs locais, junto a ACN, convidaram as crianças de todo o país a desenhar e escrever mensagens de paz no protetor de papel da vela e a reunir-se para procissões, teatro, canções e danças pela paz.

A principal vela dada ao Santo Padre foi criada durante esses eventos em Damasco; decorada por fotos de crianças sírias participando das velas para a ação de paz. “O Advento é um tempo de esperança; é por isso que, unindo-me à iniciativa da ACN, acenderei agora esta vela. Na Síria, há tantas crianças que estão fazendo o mesmo”, disse o Papa Francisco.

O Papa convocou os fiéis reunidos na Praça São Pedro para rezar uma “Ave Maria” pela paz na Síria e em todo o mundo:

“Que esta oração faça com que sintam a proximidade de Deus que é fiel; e que toque todas as consciências para um compromisso sincero em favor da paz. Que Deus, nosso Senhor, perdoe aqueles que fazem a guerra; aqueles que fazem armas para destruir uns aos outros. Nós oramos pela paz na amada Síria”, disse o Santo Padre.

Para chamar a atenção da opinião púbica e dos líderes mundiais para o fato de que as crianças são as principais vítimas da guerra, a ACN, junto a embaixada polonesa na Santa Sé, realizou uma conferência nesta segunda-feira, 3 de dezembro, para o corpo diplomático credenciado no Vaticano.

A conferência com testemunhos da Síria foi coroada por uma transmissão via Skype; na qual um grupo representativo de crianças em Aleppo, na Síria, acendeu velas em união com os embaixadores.

Leave A Comment