ACN

Não tenham medo de partilhar

Publicado em: março 6th, 2025|Categorias: Projetos ACN|Views: 453|

Muitas vezes, o ato de doar é entendido como a ação de transferir algo que sobra para quem precisa. Mas, frequentemente, a doação vem de alguém que não sabe o que é sobrar recursos, mas partilha e transborda em algo muito mais valioso do que dinheiro: a generosidade.

Esse é o caso das Irmãs Missionárias do Coração de Jesus Crucificado, de Taubaté, São Paulo, e que vivem da providência divina e de seus recursos, mas que não hesitaram em partilhar daquilo que receberam.

"Recebemos um valor acima do que estamos acostumadas e compreendemos que ele não era nosso, mas da Igreja. Como sabemos que a ACN é uma instituição transparente, comprometida com a evangelização e principalmente com os irmãos que sofrem, não tivemos dúvidas sobre para onde enviar nossa oferta", conta Irmã Márcia Aparecida, que conheceu a fundação através de um programa de TV. "Ainda hoje me emociono ao assistir esses programas", acrescenta.

Carismas que se complementam

A ACN ajuda mais de 20 mil religiosas ao redor do mundo. Por meio dessa vocação dedicada e terna, órfãos encontram amparo, jovens recebem formação, pessoas com deficiência são tratadas com dignidade e amor, enfermos rejeitados por muitos são acolhidos e cuidados, sacerdotes recebem apoio em sua missão pastoral e muitas realidades são atendidas.

A Igreja floresce em diversos lugares graças a essas religiosas que, com diferentes carismas, atendem a inúmeras necessidades e levam o amor de Deus aos que mais sofrem. Papa Bento XVI, que também foi benfeitor da ACN, reconheceu o valor desse trabalho: "Gostaria de reafirmar minha profunda gratidão pelo exemplo de fidelidade e de autossacrifício dado por muitas mulheres consagradas."

Para Irmã Márcia, doar para a ACN faz parte do compromisso missionário da Congregação: "Nosso Instituto tem carisma missionário, mas não podemos estar em todos os lugares nem atender a todas as necessidades. Ao contribuir com a ACN, cumprimos nossa missão de evangelizar o mundo. Onde não podemos estar fisicamente, estamos por meio da ACN. Isso é a complementaridade de carismas que São João Paulo II sempre pediu às Instituições Religiosas".

Ouvidos de Mãe

"Quando um filho precisa de algo, ele pede à sua mãe, e ela faz o que for necessário para atendê-lo. Assim vejo a ACN. Quando tantos cristãos que sofrem clamam por ajuda, ela busca benfeitores no mundo inteiro para socorrê-los", resume Irmã Márcia.

A doação feita pelas Missionárias do Coração de Jesus Crucificado beneficiou cristãos no Brasil, na África, no Oriente Médio e no mundo todo. Feliz com a diversidade de bens realizada através da oferta do Instituto, Irmã Márcia deixa um convite para todos: "Não tenham medo de partilhar. Nada faltará àquele que doa de coração, pois Jesus disse: 'Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, foi a mim que o fizestes'" (cf. Mt 25,40).

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Gilvan José Vieira 23 de março de 2025 at 12:09 - Responder

    Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Eu faço parte da ACN como doador e isto me faz muito feliz. Concordo com depoimento da Irmã, pois, realmente esta é uma obra de Evangelização mundial e me ajuda, também, a viver a vocação missionária em outros lugares que não posso ir e principalmente, me faz sentir integrado a essa dimensão universal da Igreja. Um carinhoso abraço a todos! E a Paz do Senhor Jesus! Gilvan.

Deixe um comentário

Ir ao Topo