Nova Igreja na Etiópia é a realização de um sonho há muito esperado por católicos de Pawe

Após anos, católicos de Pawe (noroeste da Etiópia) finalmente tem uma igreja “própria”. Graças à contribuição dos benfeitores da Fundação Pontifícia ACN, foi possível ver um sonho sendo realizado.

Construção da igreja de Pawe, aldeia de Addis Alem

Construção da igreja de Pawe, aldeia de Addis Alem.

As pessoas que hoje moram em Pawe viveram tempos difíceis no passado. Em meados da década de 80, sob a brutal ditadura comunista de Haile Mariam Mengistu, eles foram deportados do sul do país. Como uma medida humanitária para aliviar a fome da região – fome que tirou centenas de milhares de vidas humanas – foram trazidos por deportação forçada em massa e reassentados; cerca de 1 milhão e meio de pessoas. Para milhares de idosos, doentes e crianças o sofrimento foi insuportável. Como resultado, eles morreram.

Na época, aproximadamente 15.000 pessoas foram deportadas para Pawe; das quais, 3.000 católicos. Eles se viram numa região inóspita, enfrentando calor e seca extremos; como nunca antes haviam experimentado em suas vidas. Além disso, essa terrível condição de vida era acentuada pelo regime político, que bania qualquer forma de expressão religiosa. Assim, as pessoas não tinham o consolo dos sacramentos, nem da vida na Igreja. Eles podiam professar sua fé apenas em segredo, correndo o risco de severa punição. No entanto, permaneceram firmes em suas crenças.

Enfim livres

Após o colapso do regime, que foi responsável pela morte de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, fiéis cristãos tornaram-se finalmente livres para professar sua fé abertamente. Eles se reuniram para construir uma pequena capela de barro com as próprias mãos. Entretanto, a construção não sobreviveu à temporada de chuvas.

Em outras ocasiões, tentaram construir uma capela permanente; no entanto, nunca tinham dinheiro suficiente. Além disso, as capelas de barro que conseguiam construir eram muito pequenas para o crescente número de fiéis católicos. Agora, graças à generosidade dos benfeitores da Fundação Pontifícia ACN, eles puderam finalmente construir uma igreja bonita e resistente; na qual poderão celebrar a Santa Missa. Desse modo, poderão se reunir para rezar, direcionando sua gratidão à todos aqueles que tornaram esse sonho possível!

Últimas notícias

Deixe um comentário