ACN

Multidão queima igrejas e casas no Paquistão

Publicado em: agosto 16th, 2023|Categorias: Notícias|Views: 3983|

Pelo menos 15 igrejas foram atacadas e centenas de casas destruídas depois que extremistas começaram a violência no Paquistão.

Uma fuga em massa de cristãos da cidade de Jaranwala, no Punjab, perto de Faisalabad, aconteceu nesta quarta-feira, 16 de agosto, quando um grupo de fanáticos começaram a atirar pedras e atear fogo a edifícios da Igreja. O incidente aconteceu após uma acusação de blasfêmia contra um cristão, alegando profanação ao Alcorão e insulto o Profeta do Islã.

Em contato com a ACN, o padre Abid Tanveer, vigário geral da diocese católica de Faisalabad, relatou que "a situação é muito assustadora. Os cristãos estão com medo. Muitas pessoas perderam seus pertences, perderam tudo. Eles não sabem o que fazer ou para onde ir." Ele terminou nos pedindo oração pelo povo, e para que as vidas sejam protegidas.

Um clérigo disse que até 2.000 pessoas fugiram de suas casas. O padre Tanveer relatou que 13 igrejas pertencentes a diferentes denominações cristãs foram atacadas, algumas delas incendiadas, assim como a casa de um catequista e uma casa paroquial.

Padre Khalid, pároco de St Paul's, Jaranwala, teve que se trancar dentro da casa paroquial enquanto extremistas a cercavam gritando e exigindo que ele saísse. Quando o padre, enfim, saiu, os agressores adentraram na secretaria da paróquia, destruindo e queimando certidões de batismo, casamento e óbito.

Segundo testemunhas locais contactadas pela ACN, os agressores começaram a atirar móveis para as ruas (vide vídeo abaixo) enquanto apelavam à morte do acusado de blasfêmia. Um contato da ACN em Faisalabad disse que as mensagens das mesquitas enviadas pelo alto-falante exortavam a população local a "sair e matar" os cristãos.

Um cristão em Faisalabad disse à ACN: "É absolutamente assustador. Não sabemos o que vai acontecer depois." Outro líder do clero paquistanês de Faisalabad disse: "Condenamos totalmente este ato de terrorismo brutal. As pessoas que atacam cristãos inocentes e queimam suas casas têm uma mentalidade de terrorismo."

Até o momento, não há relatos de mortes. Os cristãos de Jaranwala começaram a deixar suas casas às 5h desta manhã, depois que os muçulmanos locais os avisaram que um ataque estava chegando.

O padre Tanveer disse que mais policiais foram mobilizados, mas não havia garantia de que a situação seria controlada porque os extremistas estavam bem armados e pretendiam continuar os atos em resposta ao suposto incidente de blasfêmia.

Pedimos oração.

Abaixo vídeos que recebemos de contatos da ACN:

A ACN, como Fundação Pontifícia, também dedica-se a ajudar os cristãos perseguidos pelo mundo, seja no socorro à população atingida por ataques – como este no Paquistão –, seja na ajuda para a construção e reconstrução de casas e edifícios da Igreja. Por isso, precisamos de você. Faça sua doação clicando aqui!

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

3 Comments

  1. Paulo Spioni 25 de setembro de 2023 at 15:42 - Responder

    Oro pelos nossos irmãos q estão lá, que não percam a fé, não desanimem.
    Oro para que este povo perseguidor alcance a graça alcançada pelo Apóstolo Paulo, e todos nós.
    Ora que sejam perdoados para que onde abundou o pecado, superabunde a graça.
    Oro para que também nós, pela falta de perseguição, não apostatemos da genuina fé.

  2. Jileilda 18 de agosto de 2023 at 09:54 - Responder

    Senhor, tende misericórdia desses seus filhos que são perseguidos por proclamar a Tua palavra, o Teu nome.
    Tende piedade desses extremistas que atacam Vossos templos, Vosso povo.

  3. Norma Apolinária 17 de agosto de 2023 at 15:02 - Responder

    Deus com sua infinita misericórdia olha pra esse povo sem noção envia amor e luz para que possa iluminar cada coração que estão nas trevas que acaba com as coisas sem do nem piedade parece por diversão faça qUE eles tenham um exame de consciência acabe com essa mente doente que não pensa na dor do próximo o que será dos enocentes meu deus diante de tanta violência misericórdia o .mundo precisa de paz senhor tenha misericórdia dessas almas tão imunda

Deixe um comentário

Ir ao Topo