A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, passa por um dos seus maiores sofrimentos. Um clima de guerra gerado por uma onda de violência terrorista já deixou mais de 600.000 deslocados. Mas, infelizmente, notícias de casas incendiadas e decapitações tornaram-se algo comum na região.

Neste cenário, continuar vivo já é um desafio e, evangelizar, torna-se uma missão ainda maior. Desde o início dessa onda de violência em 2017 a ACN tem intensificado suas ações para ajudar a Igreja no norte de Moçambique. Recentemente, uma nova iniciativa foi apoiada pela ACN. Um projeto de evangelização, lançado pela Diocese de Pemba, que traduz, já no nome, o sentimento de missão dos membros da Igreja: “Evangelização em Tempos de Crise”. Esta é uma iniciativa para otimizar a evangelização pelo meio que melhor funciona na região no momento, o rádio.

Normalmente o acesso às aldeias remotas já é difícil por conta da falta de recursos e das estradas ruins, que ficam intransitáveis em épocas de chuva. Com o conflito armado e a pandemia de coronavírus, tudo se torna mais perigoso em Moçambique. Portanto, as rádios são uma forma de continuar levando as missas, catequeses, formações e músicas cristãs para um povo que está isolado pela guerra, pandemia, falta de recursos e pelas distâncias.

Ajuda da ACN para Moçambique traz esperança

Uma das rádios católicas da região, a Rádio São Francisco, foi totalmente destruída pelos terroristas. Com isso, a missão de outra rádio católica, a Rádio Sem Fronteiras, se tornou crucial. A ajuda da ACN permitiu que eles criassem novos programas e até conseguissem horários nas outras rádios a fim de ter uma abrangência ainda maior. Porém, a ACN precisou ajudar não só na transmissão, mas também na recepção do sinal. A situação no norte de Moçambique é tão dramática que muitas comunidades não têm, sequer, um aparelho de rádio ou mesmo energia elétrica.

A ACN ajudou na compra de aparelhos de rádio para diversas comunidades. São aparelhos que podem ser recarregados com energia solar. Cada aparelho foi entregue a uma liderança, para que mais cristãos possam ouvir o que, talvez, seja a única – porém a mais forte – fonte de esperança neste tempo de guerra e pandemia que enfrentam: o Evangelho.

Aos benfeitores da ACN, o Padre Latifo Fonseca, diretor da Rádio Sem Fronteiras, expressou sua gratidão não por ondas de rádio, mas por uma “transmissão” bem mais potente e que vai muito mais longe: “Recebei minha bênção especial para cada um de vós, que todos os dias são facilitadores da missão de Jesus em lugares tão sofridos.” Onde surgiu uma onda de violência ganham força agora as ondas radiofônicas, que semeiam a paz e a esperança em tempos de guerra e pandemia. Afinal para aqueles que estavam sem esperança chega agora a mensagem que “faz nova todas as coisas”.

Para permitir que mais projetos como esse aconteçam, faça sua doação para a ACN!

Assista ao programa especial A Igreja pelo Mundo, sobre a importância das rádios na África.

Últimas notícias

Deixe um comentário