Durante os 36 anos de sua existência, o seminário maior da diocese de Ibarra, no norte do Equador, já produziu 172 sacerdotes. Atualmente, há mais 46 jovens estudando no seminário dedicado a Nossa Senhora da Boa Esperança. Eles também esperam que um dia possam ser capazes de servir como sacerdotes no altar do Senhor.

Esses futuros sacerdotes não só treinam no seminário e na universidade local, mas são encorajados desde o início a se empenharem na pastoral das paróquias e assim conhecer as necessidades das pessoas comuns. Já no primeiro ano de estudos, visitam regularmente as residências para idosos e as casas das crianças, bem como as prisões. Ao mesmo tempo ajudam nas paróquias no apostolado da juventude e da família e dão catequese. Todos os anos também visitam as paróquias da diocese, em um “Dia Aberto do Seminário” e se envolvem com qualquer jovem que possa estar pensando em servir a Deus um dia como sacerdote. Esses encontros e outras atividades representam uma preciosa contribuição para o apostolado das vocações na diocese, uma vez que o testemunho pessoal dos próprios seminaristas é um excelente meio de encorajar outros jovens a pensar sobre sua própria vocação futura e talvez encontrar a coragem de segui-la.

O povo da diocese de Ibarra é 90% católico e sua fé tem raízes profundas, bem como as tradições católicas. As paróquias doam alimentos para o Seminário e o apoiam com qualquer outra coisa que o povo possa doar. Mas, evidentemente, essa ajuda nem chega perto de cobrir o custo da educação dos seminaristas, que além de casa e alimentação, necessitam também de livros e materiais de ensino, ajuda com o custo do transporte para as paróquias, gastos médicos, roupas, eletricidade e muitas outras coisas. Devido a isso, o reitor do Seminário pediu ajuda da ACN mais uma vez. A ACN prometeu apoiar a formação desses 46 seminaristas para o ano acadêmico corrente.

Últimas notícias

Deixe um comentário