A cidade de Maiduguri, na Nigéria, conhecida como antigo centro das atividades do Boko Haram, está sofrendo com uma enchente devastadora que inundou áreas significativas. Também incluiu a Catedral de São Patrício. Conforme informações, o desastre é atribuído a danos na Barragem de Alau, localizada a poucos quilômetros da cidade.
De acordo com relatos da mídia, Maiduguri, capital do estado de Borno, está enfrentando a pior enchente desde 1994. Afinal ela já submergiu inúmeras casas, deixando os moradores em estado de alerta. A ACN fez, assim, um apelo urgente por orações e apoio às pessoas afetadas.
ACN pede ajuda para Maiduguri
A ACN tem apoiado a Igreja local com projetos de reconstrução após anos de ataques terroristas do Boko Haram, e agora entrou em contato com autoridades eclesiásticas para avaliar a extensão dos danos e as necessidades imediatas da comunidade. Afinal a organização está comprometida em oferecer assistência e ajuda humanitária às vítimas do desastre.
A Catedral de São Patrício e a residência paroquial também foram gravemente atingidas pelas águas. Dessa forma os padres foram obrigados a buscarem refúgio em áreas mais elevadas.
Além das águas, há outros perigos
Além das enchentes, os moradores foram avisados sobre o perigo de animais selvagens que escaparam do zoológico local devido à inundação. Crocodilos e cobras foram avistados em várias partes da cidade, representando um risco sério à segurança da comunidade.
A Barragem de Alau, construída entre 1984 e 1986, se localiza na comunidade de Alau, na área do governo local de Konduga, no estado de Borno. Ela é um reservatório importante no Rio Ngadda, afluente do Lago Chade.
Eco do Amor
última edição