A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) vai lançar, a nível internacional, a campanha “Let’s be One” (“Vamos ser um”, em português), destinada aos cerca de dois milhões de jovens que deverão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, entre os dias 26 a 31 de Julho. A campanha tem como objetivo consciencializar estes jovens de que há milhões de outros jovens cristãos pelo mundo que, por diversas razões – como perseguição religiosa, extrema pobreza, guerras –, não podem manifestar a fé e a alegria neste encontro.

Através de depoimentos pessoais – que deram origem a pequenos filmes de cerca de 1 minuto cada – a ACN pretende dar voz a jovens que são testemunho, de alguma forma, do sofrimento dos cristãos. Trata-se de jovens católicos de países como Israel, Papua-Nova Guiné, Iraque, Cuba, Quenia e Polônia, e trazem uma mensagem comum: “Não podemos estar em Cracóvia por causa da guerra, da pobreza, da distância ou do compromisso para com os outros, mas estaremos unidos a todos em oração”.

O Padre Waldemar Císlo, diretor da ACN na Polônia, destaca a importância desta campanha pelo fato de os Cristãos serem o grupo religioso mais perseguido no mundo. “Não podemos permanecer em silêncio diante deste sofrimento e crueldade”, afirma o sacerdote.

Além destes pequenos filmes, os jovens que vão participar da JMJ na Polônia vão assistir igualmente a um musical, “Por causa do Meu Nome”, dedicado também aos Cristãos perseguidos. “Hoje em dia, está circulando entre aos jovens a informação de que a fé não é importante, que não está na moda – diz ainda o padre Císlo. Enquanto isso, em muitos lugares do mundo, os Cristãos estão sendo forçados a tomar uma decisão dramática: renunciar à sua fé em Cristo e salvar a sua vida, ou a permanecerem fiéis. Muitas vezes, escolhem a última opção. Com o musical, queremos mostrar aos jovens que Cristo e a Fé são o mais importante na vida.” O musical foi composto por Piotr Rubik, um dos mais conhecidos compositores polacos da atualidade. Será apresentado na praça principal (Rynek Główny), em Cracóvia, na sexta-feira, dia 29 Julho, às 21h, após a Via-sacra, presidida pelo Papa Francisco.

Este ano, a ACN vai também ter uma participação na Via-sacra, que é um dos momentos com maior significado nas Jornadas. Mark von Riedemann, diretor de Comunicação da ACN Internacional, explica tudo o que está programado. “O nosso grupo é composto por 21 representantes de diferentes países. São jovens dos secretariados nacionais da ACN em conjunto com jovens de países dos nossos projetos, cuja presença estamos apoiando. Este grupo irá levar a Cruz da oitava para a nona Estação da Via-sacra. A equipe da ACN levando a Cruz juntamente com os jovens de países que estamos apoiando em todo o mundo é o testemunho da nossa campanha.”

“Em cada Jornada Mundial da Juventude apoiamos a participação de vários grupos de jovens de diferentes partes do mundo, em especial de países onde há perseguição ou onde os Cristãos são uma minoria. Países como o Iraque, Turquemenistão, Sudão do Sul, Chade, Argélia, Síria, Haiti, Paquistão e Bangladesh são apenas alguns exemplos”, esclarece, por sua vez, Regina Lynch, responsável pelo Departamento de Projetos da ACN Internacional.

A colaboração da ACN nas JMJ já é antiga. Em 1993, o padre Werenfried van Straaten – fundador da Ajuda à Igreja que Sofre – falou aos jovens reunidos em Denver, e, mais tarde, em Madrid e no Rio de Janeiro, respectivamente em 2011 e em 2013, foram distribuídos milhões de exemplares do catecismo jovem, o “YouCat”.

Últimas notícias

Deixe um comentário