Na maioria das vezes nós fa­lamos da Igreja que sofre, que está em necessidade e que precisa da nossa ajuda. Essa é a Igreja neste mundo. Mas ainda há uma outra “Igreja que sofre”, que também é totalmente depen­dente da nossa ajuda: as “pobres almas do purgatório”.

De acordo com o ensinamento da Igreja, após a morte se revela todo o bem, mas também todo o mal diante da face de Deus: os pecados que não foram arrependi­dos, as consequências do pecado, o bem que omitimos… Se reconhe­ce toda grosseria e, cheio da dor do arrependimento, se deseja ser in­teiramente transformado e sanado. Para assim, cheio de gratidão, acei­tar a necessária purificação como um presente da misericórdia de Deus, como uma pessoa enferma que tem de passar por uma ope­ração séria para ser curada. Após a morte, ninguém pode fazer mais nada por si mesmo. Só por meio das pessoas que ainda podem fa­zer o bem na terra é que se pode passar mais facilmente pelo fogo purificador.

Na encíclica Spe Salvi, o Papa emérito Bento XVI descreve essa admirável comunhão com os fale­cidos: “O fato de que o amor possa chegar ao além, que seja possível um mútuo dar e receber, perma­necendo ligados uns aos outros por vínculos de afeto para além das fronteiras da morte, consti­tuiu uma convicção fundamental do cristianismo através de todos os séculos e ainda hoje permane­ce uma experiência reconfortante. (…) Ninguém vive só. Ninguém peca sozinho. Ninguém se sal­va sozinho. Continuamente entra na minha existência a vida dos outros: naquilo que penso, digo, faço e realizo. E, vice-versa, a mi­nha vida entra na dos outros: tanto para o mal como para o bem.”

Queridos amigos, a oração pelos falecidos é uma obra de misericór­dia que muitas vezes é esquecida. Mas através de cada ato de amor, sacrifício e oração, por menor que seja, podemos ajudar aqueles que já partiram desta vida. A maior ajuda para eles é a Santa Missa. Inúmeros falecidos são totalmen­te esquecidos, ninguém reza por eles. Quando eles são ajudados, também a sua intercessão por nós pode ser eficaz e assim se revelam como nossos melhores amigos.

Últimas notícias

Deixe um comentário