Um bispo indiano, que tem sido missionário na Etiópia há muitos anos, fez um apelo emocionado para a retomada das negociações entre o governo e as forças rebeldes. O objetivo é encerrar um conflito que custou centenas de vidas e deslocou dezenas de milhares de pessoas.

O Bispo Varghese Thottamkara, Vigário Apostólico de Nekemte, na Etiópia, disse à ACN que as pessoas estão clamando por paz entre o governo e as tribos étnicas rebeldes Oromo e Gumuz.

O bispo, cuja vicariato no oeste da Etiópia tem sido descrito como o epicentro da rebelião pelo Exército de Libertação Oromo (OLA), destacou, além disso, o deslocamento em massa das pessoas, a ameaça constante de sequestro por resgate e os toques de recolher impostos na cidade de Nekemte e em outros lugares.

Bispo da Etiópia pede fim do sofrimento

Falando durante uma visita aos escritórios nacionais da ACN no Reino Unido, em Sutton, Surrey, o Bispo Thottamkara disse: “As pessoas estão tão cansadas do sofrimento. Elas precisam de uma solução e esperamos que algo saia dessas negociações.”

Ele acrescentou: “Tanto o governo quanto as tribos precisam pensar no bem do povo. Então o governo precisa dizer algo além de ‘ponham suas armas no chão’ para os rebeldes. Essas pessoas precisam ser reintegradas à polícia e ao exército. Elas precisam ser integradas à sociedade.”

Na semana passada, o OLA acusou o governo de realizar uma ofensiva militar contra eles depois que a primeira rodada de negociações de paz, no início deste mês, terminou sem resolução. No entanto, instando os negociadores a serem persistentes, o bispo enfatizou o impacto do conflito em sua própria diocese.

Igrejas fechadas e padres em risco

O bispo, que deixará Nekemte no próximo mês após nove anos para se tornar bispo de Balasore, na Índia, disse que 20 de suas igrejas, cerca de 20% do total, foram forçadas a fechar por motivos de segurança, com muitos de seus padres em risco por serem da tribo Oromo.

Ele descreveu dois incidentes em que sua vida esteve em perigo. Em um deles, um carro à sua frente na estrada foi alvo de tiros.  Então, em outra ocasião, ele foi retido por rebeldes fortemente armados em uma cidade por onde passava.

Bispo lamenta situação

Bispo Thottamkara descreveu padres e irmãs sendo sequestrados por resgate e tendo que abandonar paróquias, incluindo Shambu, Anger Guten e Kamashi. Então ele disse: “É muito doloroso saber que nosso povo passou por muitos problemas, mas não pôde receber os sacramentos.”

Além disso ele afirmou que, na ausência de padres, muitos fiéis dependem de catequistas e elogiou a ACN por financiar sua formação e custos.

Dessa maneira, o bispo agradeceu à instituição de caridade pelos subsídios para Missa para padres pobres e perseguidos.  Também pelos programas em curso de formação clerical.

Últimas notícias

Deixe um comentário