ACN

Editorial: São João Batista

Publicado em: junho 7th, 2018|Categorias: Palavra Viva|Views: 4062|

Já chegamos na metade do ano. Gostaria assim de sublinhar um pouco a reflexão que toda a Igreja do Brasil assumiu neste Ano do Laicato. Um ano para que os cristãos, leigos e leigas, compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, vivendo de forma organizada, na Igreja e na sociedade, a Boa Nova de Jesus.

O convite ao testemunho é o grande “eco do amor”. Todos somos convocados a ecoar o amor, a fazê-lo circular com as nossas atitudes, tanto no mundo como na sociedade; no contato com todas as pessoas, especialmente com quem tem sua dignidade e liberdade ferida. Sendo assim, queremos espalhar o “eco do amor” que vem de Dom Juan Aguirre, bispo de Bangassou, na República Centro-Africana. Seu testemunho nos recorda um santo popular e amado entre nosso povo: São João Batista.

“Um cristão não anuncia a si mesmo”

A grande missão de João Batista foi também ser o “eco do amor” daquele que é o Amor – o que lhe custou a vida. No “eco do amor” vivenciado por João se pode enxergar três fortes atitudes da vida cristã para os leigos e leigas e os demais sujeitos que atuam na vida eclesial: preparar, discernir e deixar o Senhor crescer, diminuindo a si mesmo. O Papa Francisco, tomando a figura de João Batista, convida todos os cristãos a viverem do mesmo modo. Um cristão tem que saber refletir, fazer escolhas, discernir aquilo que parece verdade, mas não é; um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia o outro; prepara o caminho para o outro e, por fim, é humilde. Isto significa ser sal, luz, fermento e ramo unido a Cristo.

Assim nosso “eco do amor” chega até você, convidando cada pessoa para refletir, discernir e tomar uma firme decisão de instaurar o Reino de Deus; assim como São João Batista fez no passado e, hoje, eu e você. Que o testemunho de São João Batista os ajude na luta e no auxílio aos cristãos perseguidos e necessitados no Brasil e no mundo inteiro; fortalecendo também aqueles que lutam e são “eco do amor” na vida deles.

Frei Rogério Lima, O. Carm.
Colaborador ACN

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo