ACN

Dois padres católicos presos

Publicado em: dezembro 7th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 721|

Com profunda consternação, a ACN soube que dois padres católicos, que exerciam seu ministério na cidade portuária de Berdiansk, ocupada pela Rússia desde fevereiro de 2022, no sudeste da Ucrânia, foram presos.

Os padres católicos presos pela milícia russa têm prestado cuidados pastorais às paróquias católicas gregas e católicas romanas. Eles estão entre os poucos que ainda permaneceram nos territórios ocupados pelos russos.

Segundo o comunicado oficial enviado à ACN, assinado pelo bispo Stepan Meniok, do Exarcado de Donetsk da Igreja Greco-Católica Ucraniana, a detenção foi "infundada e ilegal".

Padres católicos presos são acusados pelos russos

O padre Ivan Levitskyi C.SS.R., pároco da Igreja da Natividade da Virgem Maria na cidade de Berdiansk, e o padre Bohdan Heleta C.SS.R., capelão da mesma igreja, foram presos em um centro de detenção de pré-julgamento em Berdiansk pela administração russa. Eles são acusados de preparar um ato terrorista.

O comunicado enviado à ACN denuncia a forjada acusação de posse de armas e explosivos por parte dos clérigos. Se refere que toda a manobra foi arranjada para fins propagandísticos. "Os sacerdotes estão no ministério sacerdotal há mais de três anos. Além disso, realizam suas atividades pastorais na paróquia local, proclamando a palavra de paz para todas as pessoas" explica Dom Meniok.

"Quando fizemos as buscas ao edifício da igreja, à casa paroquial e às instalações técnicas da freguesia, ambos os padres já se encontravam detidos. Então eles não podiam controlar essas instalações. E nem a atuação da Rosguarda (Guarda Nacional de Rússia) de qualquer maneira", o bispo aponta ainda em sua carta.

ACN acompanha de perto esses acontecimentos

A ACN acompanha com grande preocupação estes tristes acontecimentos, tendo em conta as repetidas notícias sobre o desrespeito pelos princípios básicos dos direitos humanos por parte dos serviços especiais russos, que prenderam os clérigos.

"Pedimos a maior divulgação possível de informações, a fim de libertar os capelães presos. Apelamos, assim, às autoridades e a as pessoas de boa vontade com um pedido de adesão à causa da libertação dos sacerdotes", apela o bispo.

Então a ACN pede a todos os benfeitores e amigos que rezem pela rápida libertação do Padre Ivan Levytsky e do Padre Bohdan Heleta. Então peçam, também, por garantias de que possam continuar a servir as necessidades espirituais dos fiéis católicos residentes em Berdiansk.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo