A Diocese da Índia, fica na cidade de Bettiah, no extremo nordeste do país. É uma região fronteiriça com o Nepal, uma das regiões mais pobres do país. A diocese foi criada em 1895. Inicialmente, havia apenas algumas famílias católicas no local, mas gradualmente mais se estabeleceram.
Desde o início, a Igreja Católica tem se cuidado sobretudo dos pobres e necessitados, independentemente de sua religião ou status de casta. Afinal a necessidade é realmente grande, até hoje. Na estação chuvosa, a maioria das pessoas planta os pequenos terrenos que possuem, mas a colheita que recebem não é suficiente para viver.
No resto do ano, a maioria é forçada a trabalhar para outros pessoas. Poucos sabem ler e escrever, e o sistema de castas e dote ainda são generalizados, o último colocando um imenso fardo financeiro sobre as famílias.
Diocese da Índia pede ajuda para uma capela
A Igreja está ajudando as pessoas a melhorar suas condições de vida, oferecendo muitas oportunidades nas paróquias, especialmente para as mulheres. O objetivo é que elas melhorem a si mesmas e consigam uma melhor educação. Mas também, e acima de tudo, há um profundo anseio entre os fiéis católicos pelos Sacramentos e pelo acompanhamento espiritual.
No entanto, esta paróquia em particular nem sequer tem uma igreja adequada. A atual “capela” existe, juntamente com os aposentos do padre, em uma antiga casa de lama, já com mais de cem anos e muito pequena. As telhas são simplesmente argila seca; ratos têm buracos roídos nas paredes e no chão, e as madeiras são devoradas por cupins.
O telhado corre o risco de cair a qualquer momento e também vaza muito durante a estação chuvosa. E há tão pouco espaço que o “escritório” da paróquia tem que ser alojado na varanda. Estamos propondo oferecer ajuda para que eles possam construir uma capela decente e também fornecer um lugar modesto, mas adequado para os sacerdotes ficarem também. Você gostaria de contribuir?
Eco do Amor
última edição