A ACN realiza o primeiro “Dia dos Benfeitores”. A partir de agora, o dia será celebrado todos os anos na festa do Sagrado Coração de Jesus, que este ano cai na sexta-feira, 11 de junho. A ACN e seus parceiros de projeto em todo o mundo, estarão rezando e celebrando a Santa Missa nesse dia pelas intenções de todos os benfeitores que apoiam a obra de caridade por meio de seus 23 escritórios nacionais em todo o mundo.

“Embora muitos de nossos benfeitores prefiram permanecer invisíveis e de forma alguma esperem tais agradecimentos, é muito importante para nós e nossos irmãos e irmãs sofredores, expressarmos pessoalmente nossa gratidão a eles”, escreve Padre Martin Barta, o Assistente Eclesiástico da ACN Internacional. “Escolhemos a festa do Sagrado Coração de Jesus para este Dia dos Benfeitores, pois a sua generosidade tem a sua fonte e força na imitação do Amor Misericordioso do Coração de Deus. ”

No ano passado, a ACN foi ativamente apoiada por um total de mais de 365.000 benfeitores individuais em 23 países diferentes ao redor do mundo. Mas a ACN não recebe qualquer financiamento oficial de órgãos da Igreja ou do Estado e é inteiramente mantida por doações privadas de benfeitores individuais. Aliás, o número de amigos e benfeitores da instituição de caridade aumentou 8% em 2020 em relação ao ano de 2019, apesar da pandemia de coronavírus. Dessa forma, a ACN foi capaz de continuar e até mesmo intensificar seu apoio aos cristãos necessitados e sofredores em 138 países diferentes.

Dia dos Benfeitores será momento de grande celebração

Desde o início, a ACN nunca se considerou apenas uma organização de arrecadação de fundos, mas sim uma comunidade de oração. Este espírito de solidariedade orante será especialmente visível no Dia dos Benfeitores. “Eucaristia significa ‘Ação de Graças’”, explica Padre Martin. “Consequentemente, muitos dos nossos parceiros de projeto – bispos, reitores de seminário, comunidades religiosas e sacerdotes na África, Ásia, Europa Oriental e América Latina – prometeram rezar muito, especialmente na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por todos os benfeitores da ACN e para celebrar a Santa Missa pelas suas intenções. ”

Um desses parceiros do projeto é o Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, de Borba, no Amazonas. Ele escreve: “No Dia dos Benfeitores, somos movidos por duas emoções em particular, a saber, gratidão e compromisso. Agradeço todo o apoio que temos recebido, pois sem a ACN não poderíamos fazer o trabalho de evangelização que fazemos. E também neste dia nos comprometemos a rezar pelos benfeitores da ACN, que são fonte de paz e solidariedade”.

Depoimentos comoventes

Também escreveu à ACN Dom Jaime Uriel Sanabria Arias, do Vicariato Apostólico de San Andrés y Providencia, na costa da Colômbia. A região sob seus cuidados está apenas começando a se recuperar de um furacão devastador que varreu as ilhas da região em novembro de 2020. “ACN já estava expressando sua solidariedade com sua presença prestativa enquanto ainda mal podíamos viajar por nossa região. Esta experiência da presença da Igreja, em tempos tão difíceis, é uma experiência transformadora. Nos permite sentir a proximidade, o cuidado e a solicitude amorosa da Igreja Mãe”, escreve Dom Jaime.

Ele ainda acrescenta: “Caros benfeitores, a todos vós, a vossa ajuda tornou possível apoiar os nossos sacerdotes, que por sua vez levaram esta ajuda ao nosso povo. Apoiando e fortalecendo a fé das comunidades cristãs, sobretudo para que não fossem privadas do pão da Eucaristia. Aliás, com a vossa ajuda, pudemos também reparar e reconstruir os edifícios em ruínas, as igrejas e as casas paroquiais, que são centros tão preciosos para a nossa obra evangelizadora. Estejam certos, caros benfeitores, de que sua generosidade faz uma grande diferença. Nosso vicariato está rezando por você e vai se lembrar de você muito especialmente na celebração da Eucaristia”.

As Irmãs Clarissas de Antsirabe, Madagascar, também nos enviaram uma carta comovente nesta ocasião. “Queremos expressar nossos sinceros agradecimentos a você neste Dia do Benfeitor, por toda a sua ajuda, que transformou nossa vida aqui. Em 2018, estávamos em dificuldades financeiras reais e não podíamos nem pagar pela eletricidade ou alimentação. Você foi a nossa salvação, um verdadeiro amigo a quem poderíamos recorrer em caso de necessidade! Então, no ano passado e novamente neste ano, você operou milagres em nossa vida, nos colocando no caminho certo para sermos autossuficientes. Igualmente a sua ajuda para a extensão do nosso centro espiritual foi extremamente importante para o nosso futuro. Você nos ajudou a iniciar um novo capítulo em nossa história e, graças a você, agora podemos olhar para um futuro mais seguro.”

Frei Rogério Lima também celebrará por todos os benfeitores da ACN

Também no dia 11 de junho, Dia do Benfeitor, às 15 horas, o Frei Rogério Lima, Assistente Eclesiástico da ACN Brasil irá celebrar por todos os benfeitores. A transmissão será pelo canal da ACN Brasil no Youtube e pela página da ACN Brasil no Facebook.

Últimas notícias

Deixe um comentário