As devastadoras inundações em Maiduguri, no estado de Borno, Nigéria, já impactaram mais de 50.000 cristãos diretamente. Mas de acordo com fontes locais, o número real de vítimas provavelmente é muito maior. A ACN está mobilizando doações e orações para apoiar as vítimas dessa tragédia.
Essas inundações, as piores em 30 anos, afetam mais de um milhão de pessoas. O bispo auxiliar John Bakeni, da Diocese de Maiduguri, afirmou que pelo menos 22.989 católicos de 3.601 famílias foram diretamente impactados em seis paróquias. A Diocese estima que outros 30.000 cristãos de outras denominações também enfrentam dificuldades semelhantes. “A escala desta enchente é além de qualquer coisa que já experimentamos. Mais da metade da cidade está submersa”, relatou o bispo.
Entre os danos causados pelas devastadoras inundações estão propriedades da Igreja, como a Catedral de São Patrício e a Secretaria Diocesana. Esforços estão em andamento para realocar os moradores e fornecer abrigo, alimentos e assistência médica. O governo reabriu campos de deslocados internos, usados anteriormente para vítimas da violência do Boko Haram, para abrigar os atingidos pelas enchentes. O bispo John Bakeni alertou para doenças como cólera, malária e diarreia, além de perigos nas águas, que contêm patógenos de corpos em decomposição, esgoto hospitalar e outros resíduos perigosos.
ACN solidária com as vítimas das devastadoras inundações
Kinga Schierstaedt, chefe de projetos da ACN na Nigéria, expressou tristeza com a situação: “A ACN está comprometida em apoiar as vítimas desta tragédia, especialmente depois de muitos terem reconstruído suas vidas após a violência e perseguição religiosa.
As chuvas intensas, que começaram em agosto, causaram o colapso dos vertedouros da barragem de Alau, submergindo 40% da cidade em setembro. A ACN segue empenhada em oferecer ajuda imediata, convidando benfeitores a rezarem pela segurança das vítimas e a contribuírem financeiramente para as ações da Diocese.
“Pedimos suas orações sinceras e apoio financeiro para permitir que a diocese continue a prestar auxílio às vítimas. Solicitamos orações especiais para as famílias afetadas”, concluiu o bispo John Bakeni. Você quer colaborar com a ACN nessa jornada? Clique aqui e veja como fazer sua doação.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo