A ACN apoiou a construção de um novo andar para o Jardim de Infância em Enishke, no Curdistão Iraquiano. Essa ampliação permitiu, assim, expandir os serviços e receber mais crianças das famílias das aldeias vizinhas, incluindo curdos e yazidis, promovendo a paz e a fraternidade entre as futuras gerações.
A vila de Enishke está localizada na Diocese de Dohuk, em uma região montanhosa do norte do Iraque.
Nas redondezas de Enishke, famílias cristãs, curdas e yazidis lutam para sobreviver em meio a dificuldades econômicas, instabilidade política e insegurança constante. Principalmente pela falta de recursos e de investimento por parte dos governos regionais e federais, que agravou a situação. Quando o padre local, Pe. Samir Yousif, visitava essas comunidades, frequentemente encontrava crianças sem oportunidades de desenvolvimento saudável. “Quando eu visitava as famílias, encontrava as crianças trancadas em casa”, disse ele à ACN.
Curdistão Iraquiano recebe iniciativa de educação
Então, em 2013, Pe. Samir iniciou um pequeno jardim de infância em Enishke, que atendia até 16 crianças. Mas na época, ele não sabia que a situação da região mudaria drasticamente. Em agosto de 2014, o grupo Estado Islâmico tomou o controle de grande parte do território próximo, levando uma onda de refugiados cristãos, yazidis e muçulmanos moderados ao Curdistão Iraquiano.
Após a expulsão do grupo Estado Islâmico, Pe. Samir percebeu a necessidade de ampliar a iniciativa e elaborou um plano para construir um novo andar para o jardim de infância, permitindo expandir os serviços. “Nosso objetivo é criar uma geração educada, consciente e aberta, promovendo a convivência pacífica entre crianças cristãs, curdas e yazidis”, destacou ele.
A ACN foi uma das organizações que apoiaram o projeto como parte de sua estratégia global para ajudar os cristãos no Iraque a superarem as tragédias causadas pela invasão do grupo Estado Islâmico e a continuarem vivendo em suas terras de origem.
Inauguração do projeto em julho de 2024
Em julho de 2024, o Bispo Católico Caldeu de Dohuk, Azad Shaba, viajou até Enishke para inaugurar o projeto concluído. O local agora pode receber até 100 crianças e beneficiar diretamente cerca de 90 famílias. Durante a cerimônia, o bispo expressou esperança de que o projeto, apoiado pela ACN, sirva toda a sociedade iraquiana e não apenas as famílias cristãs. “Encorajamos que o jardim de infância esteja aberto a todos os nossos irmãos muçulmanos, pois isso traduz os ensinamentos de Cristo. Nosso objetivo é ajudar pessoas em necessidade, não apenas construindo edifícios, mas formando cidadãos para uma sociedade cristã futura”, afirmou o bispo.
Além de possibilitar que mais famílias enviem seus filhos para o jardim de infância, o projeto também criou empregos para moradores locais, beneficiando economicamente suas famílias. Pe. Samir relatou à ACN que, desde a abertura do jardim de infância, dezenas de crianças já se formaram e se destacaram em outras escolas por suas habilidades acadêmicas.
“Com o apoio do nosso bispo, damos valor a cada fase da vida de uma pessoa. Acreditamos que a infância é a fase mais importante. Afinal temos um ditado que diz: ‘para ter um futuro, não basta ter apenas filhos’, é preciso educá-los e orientá-los desde cedo”, ressaltou ele.
Novo andar: infraestrutura segura e moderna
O novo andar do jardim de infância em Enishke inaugurado conta com três salas de aula, uma área ampla e bem equipada para brincadeiras, uma cozinha e instalações sanitárias. “É uma construção segura, pensada para proteger nossas crianças. Somos muito gratos à ACN e a todos os benfeitores. Que Deus os abençoe”, concluiu Pe. Samir.
Quer ajudar projetos como este? Faça uma doação para a ACN. Clique aqui.
Eco do Amor
última edição