Numa grande parte da região do Alto Amazonas, onde o Brasil, a Colômbia e o Peru se encontram, não há quase nenhuma estrada. O povo vive nas grandes cidades, como Manaus, ou às margens do Rio Amazonas e de seus afluentes, como os rios Jacuraçá, Acuruí e o Içá. Somente se pode chegar à maior parte dos lugares de barco.

O centro da paróquia de Santo Antônio de Lisboa fica na cidade de Santo Antônio do Içá. Ela tem uma população de 17 mil habitantes e fica situada na confluência dos rios Içá com o Solimões. Nesta cidade, o missionário italiano Frei Gino Alberati é o pároco de cinco comunidades menores com a ajuda de dois outros missionários capuchinhos e dois noviços. Ao mesmo tempo eles cuidam de 34 comunidades ribeirinhas ao longo do rio Içá e mais seis no rio Solimões. Doze destas comunidades são inteiramente indígenas da tribo Tikuna. Todas elas precisam de cuidados pastorais, mas os índios Tikunas também precisamde apoio e ajuda para o desenvolvimento, incluindo cuidados médicos, educação e sustentabilidade.

Durante os 20 primeiros anos de sua missão na região, os padres capuchinhos ainda utilizavam barcos de madeira para chegar aos povoados, mas eles eram instáveis, pesados e frequentemente necessitavam de consertos. Trabalhos grandes de reparos precisavam ser feitos ano sim, ano não. E além disso, com as novas medidas de preservação da floresta amazônica, o preço das madeiras subiu enormemente. Assim, em 2003, uma nova era se iniciou para a missão com um novo barco de alumínio chamado de Itinerante, cuja compra foi possível graças à ajuda dos benfeitores da AIS.

Desde aquela época, Frei Gino conseguiu incorporar uma nova extensão de 4 metros ao barco. Agora ele tem pouco mais de 20 metros de comprimento. O barco passou a navegar e a flutuar melhor na água e ainda ganhou uma considerável diminuição no consumo de combustível. Ainda assim ele precisa de 600 litros de diesel para a jornada de 340 quilômetros de ida e volta pelo rio Içá. Mas quando o nível do rio está baixo ele gasta até 800 litros devido às voltas e desvios que tem de fazer.

Somente quando há uma emergência Frei Gino aumenta a velocidade da embarcação. Uma vez, por exemplo, ele pode salvar a vida de uma criança que foi picada por uma cobra venenosa. Não havia possibilidade de tratá-la no centro de saúde. Ele, então, a levou rapidamente ao hospital de São Paulo de Olivença. Uma outra vez uma moça de 18 anos foi salva de um apendicite graças ao barco da missão.

Depois da reforma o barco tem capacidade para transportar até 40 pessoas. Isto foi muito necessário. É que muitas atividades, como o treinamento de catequistas, de líderes comunitários e também projetos de desenvolvimento, ocorrem em Santo Antônio. Com o barco, ele pode levar todos os participantes e trazê-los de volta. O barco também tem um pequeno “salão”, onde se pode celebrar a Santa Missa, casamentos, batizados e ainda fazer reuniões. Algumas vezes, Frei Gino leva com ele funcionários das organizações de ajuda para o desenvolvimento e também membros da “Equipe Itinerante” de Tabatinga. Em outras ocasiões, ele é ajudado por uma irmã missionária da Comunidade Hallel, ou por missionários de outras regiões.

Uma jornada completa pelo rio Içá leva 20 dias. A cada ano ele faz duas dessas viagens e outras 48 mais curtas, que duram um fim de semana. Mas no ano passado ele teve de fazer quatro viagens longas. Frei Gino e seus confrades certamente não levam uma vida fácil. Graças à ajuda de nossos benfeitores, pudemos dar cerca de 42 mil reais para tornar a vida destes missionários menos rigorosa nestas difíceis viagens pelos confins da Amazônia. Com esta soma, eles puderam instalar um sistema eficiente de energia solar no barco Itinerante. Assim, agora eles podem ter eletricidade no barco e um refrigerador, que é muito importante nestas viagens de vários dias. Eles agora também podem usar um telefone por satélite, importante para maior segurança.

Frei Gino envia um muito obrigado de coração a todos os benfeitores e pede a Deus que abençoe à todos os que o puderam ajudar.

Últimas notícias

3 Comentários

  1. Frei Gino Alberati 25 de julho de 2016 at 22:23 - Responder

    Fato realmente de origem divina. Eu conheço muito bem o milagre eucarístico de Lanciano na Itália e as conclusões da equipe cientista que examinou aquele milagre são idênticas, a saber; a matéria colhida da Hóstia é parte do ventrículo esquerdo de coração humano e o Sangue, também humano é do tipo AB. Naturalmente no de Lanciano não foi visto o Sangue pulsar, pois
    a pesquisa foi realizada mais de catorze séculos depois que aconteceu o Milagre. Demos glória a Deus! Frei Gino Alberati.

  2. elizabeth tomie i.nascimento 25 de julho de 2015 at 19:51 - Responder

    Paz e bem. Fico muito feliz por ser uma das associadas da AIS e partilhar as alegrias dos que recebem a ajuda da igreja que sofre.,””é bom saber que faço parte dessa alegria””.

  3. Antonio Fernandes 10 de julho de 2015 at 00:49 - Responder

    Palavra de Deus
    Nesses lugares tão distantes, onde há dificuldade para levar a Palavra de Deus, eu acredito que o resumo Bíblico escolhido por Deus que compõe a manifestação do Senhor será preciosismo para eles.
    É um resumo maravilhoso, fácil de ser gravado no coração daquele gente.
    Um livreto com cerca de 70 ou 80 folhas, incluindo homilias, assim como esta no site http://WWW.abraabra43-44.com.br, e algumas modificações, por exemplo destacando a unidade cristã como Deus pede com base nos versículos 43 e 44 dos Atos dos Apóstolos provocaria além de ajuda entre eles maior aproximação a Deus e a Eucaristia, dando conhecimento do ultimo milagre, acontecido em Buenos Aires.
    EUCARISTIA
    Às 19h de 18 de agosto de 1996, o Padre Alejandro Pezet celebrava a Santa Missa em uma igreja no centro comercial de Buenos Aires. Como estava já terminando a distribuição da Sagrada Comunhão, uma mulher veio até a ele e informou que tinha encontrado uma hóstia descartada em um candelabro na parte de trás da igreja. Chegando ao lugar indicado, o Padre Alejandro Pezet viu a hóstia profanada. Como ele não pudesse consumi-la, colocou-a em uma tigela com água, como manda a norma local, e colocou-a no Santuário da Capela do Santíssimo Sacramento, aguardando que dissolvesse na água.
    Na segunda-feira, 26 de agosto, ao abrir o Tabernáculo, viu com espanto que a Hóstia havia se tornado uma substância sangrenta. Relatou o fato então ao Arcebispo local, Cardeal Dom Jorge Bergoglio, que determinou que a Hóstia fosse fotografada profissionalmente. As fotos foram tiradas em 6 de setembro de 1996. Mostram claramente que a Hóstia, que se tornou um pedaço de Carne sangrenta, tinha aumentado consideravelmente de tamanho.

    O Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, hoje Papa Francisco, ordenou que se chamasse um fotógrafo profissional para tirar fotos do acontecimento para que os fatos não se perdessem. Depois foram conduzidas pesquisas de laboratório coordenadas pelo Dr.Castanon.
    Os Estudos mostraram que a matéria colhida da Hóstia era uma parte do ventrículo esquerdo, músculo do coração de uma pessoa com cerca de 30 anos, sangue tipo AB de uma pessoa que tivesse sofrido muito com a morte, tendo sido golpeado e espancado. Os cientistas que realizaram o exame e os estudos não sabiam que era material proveniente de uma Hóstia Consagrada, isso só lhes foi revelado após a análise, e foram surpreendidos porque haviam encontrado glóbulos vermelhos, glóbulos brancos pulsando durante a análise, como se o material tivesse sido colhido direto de um coração ainda vivo.
    Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. (Jo 6,45.53b-55).
    Antonio Fernandes

Deixe um comentário