ACN

Atletas de Cristo – Boletim Junho 2014

Publicado em: junho 1st, 2014|Categorias: Boletim|Views: 917|

Compartilhar

“Não sabeis que os que correm no estádio, correm todos, mas um só ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo. Os atletas se abstêm de tudo para ganharem uma coroa perecível, nós, porém, para ganharmos uma coroa imperecível” (1Cor 9,24).

Sempre me impressionei e, ao mesmo tempo, me questionei ao ver o poder de uma simples bola unindo os torcedores de seus times e, numa copa do mundo, ter o poder de transformar jogadores de times rivais num só time, independente da posição social, cor ou credo dos seus torcedores. Esse é o espetáculo que nos oferece uma copa do mundo de futebol. Mas, se uma simples bola é capaz de nos unificar em torno da busca da mesma vitória, por que Cristo, em sua causa e em sua Boa Nova, não nos une também?

Se o apóstolo Paulo, no seu ardor missionário para tornar compreensível a Boa Nova de Jesus entre os gentios, se serviu do ambiente esportivo da cidade de Corinto, o que temos que aprender hoje?

Paulo compara a vida de um cristão à vida de um bom atleta. Sabemos que um bom atleta não mede esforços para se preparar para a competição. É alguém disciplinado na busca de seus objetivos. Assim também o bom cristão deve assumir a disciplina interior na busca de sua meta, que é seguir e viver Jesus através da fidelidade de escuta da Palavra de Deus, na vivência dos sacramentos em comunhão com a Igreja.

O bom atleta tem por objetivo vencer. Ele tudo faz, como se submete a uma dura disciplina de exercícios e de renúncias para conseguir a vitória que aspira. Sua meta é vencer o concorrente. O bom cristão também deve conhecer e lutar por sua meta. “Quem perseverar até o fim será salvo”, (Mt 24,13).

Cristo fundou a sua Igreja sob o time dos 12 apóstolos e neles nos prometeu sua companhia até o fim dos tempos. Jesus, numa comparação, é o nosso capitão do time. Ele é nosso único Salvador e Redentor que já nos obteve a vitória contra o pecado e a morte através dos méritos de sua vida, paixão, morte e ressurreição.

A Igreja forma o time dos seguidores de Jesus, responsáveis por levar, sob a assistência do Espírito Santo, a Boa Nova da salvação a todos os povos da terra. Nos jogos humanos, apenas um é o vencedor final. Na Igreja de Cristo não existe o primeiro, a lógica é outra, para ser o primeiro se torna obrigatório ser o último no amor.

Se quisermos pertencer ao time de Cristo, e se quisermos obter o prêmio da vitória final precisamos fazer com que todos vençam e nenhum seja vencido!

Padre Evaristo Debiasi

 

Este é apenas o editorial do Boletim de Junho de 2014.
Você pode baixar o boletim na íntegra ao final deste texto (anexo).

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Tudo bem Padre Evaristo Debiasi? Gostaria de apresentar meu projeto social o 3KM SOLIDÁRIO, onde nós convertemos nossos treinos de corrida, ciclismo, natação e caminhadas em doações de alimentos não perecíveis. Este conceito eu criei em 2012 e ao longo dos anos, os atletas solidários vem atendendo várias instituições. Nossas doações são feitas mensalmente. Tem outras ações que desenvolvo ao longo do ano: corridas e caminhadas com caráter social, doações de materiais de esporte, roupas, materiais escolar e outros. Quem sabe um dia meu projeto possa ajudar em alguma causa AIS, fico a disposição para maiores informações, obrigado pela atenção! Nosso facebook esta mais atualizado, faça uma visita: facebook.com/3kmsolidario

Deixe um comentário

Ir ao Topo