O Bispo Auxiliar de Lviv (Lemberg), Bispo Edward Kawa, descreveu os ataques de drones à cidade ucraniana ocidental de Lviv, nas primeiras horas de 19 de setembro, como “um ataque aos mais pobres e necessitados”.
Uma vez que, durante esse ataque, um armazém que continha doações para a organização de caridade “Caritas-Spes” foi destruído. “De fato, todos os bens de socorro que estavam armazenados ali deveriam ter ido para Kharkiv e Pavlograd nos dias seguintes”, disse o bispo em entrevista à ACN.
Desse modo, trezentas toneladas de bens de socorro enviados pelo Vaticano e pela operação polonesa “Pacotes para a Ucrânia” – o conteúdo de 15 caminhões – estavam armazenados lá. Isso incluía comida, calçados e roupas de inverno. Mais de 100 geradores de emergência para lidar com falhas de energia e aquecimento também destruídos.
Parte do drone foi encontrada
A saber, um fragmento de um drone encontrado em um cômodo do armazém tinha a inscrição “SEM IRMÃOS” escrita em russo, disse o bispo.
Entretanto há uma única notícia reconfortante, segundo o Bispo Kawa. É que quatro caminhões haviam saído do armazém dois dias antes para levar bens de socorro para Zaporizhzhia. Então o bispo auxiliar pede aos benfeitores da ACN que não esqueçam a Ucrânia. “O inverno está chegando, e a guerra não acabou. Deus os abençoe.”
Desde o início da guerra na Ucrânia, a ACN tem apoiado a Igreja Católica com mais de 350 projetos. A maioria dos projetos de auxílio apoia a Igreja local em seu trabalho com os mais necessitados. Também permite que padres, irmãs religiosas e leigos atendam às necessidades espirituais e físicas da população local.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo