Guatemala: 15 seminaristas da Ordem dos Mercedários recebem apoio na sua formação dos benfeitores da ACN – Ajuda à Igreja que Sofre.

No século VIII, os mouros conquistaram toda a Península Ibérica e, durante os 700 anos seguintes, os espanhóis lutaram contra eles para reconquistar a Península Ibérica e expulsar as forças muçulmanas. Muitos cristãos também foram capturados pelos mouros e vendidos como escravos. Não só eles estavam privados de sua liberdade, mas também estavam em perigo de perder a fé cristã. O jovem Pedro Nolasco, de Barcelona, decidiu que algo devia ser feito para ajudá-los. Enquanto ainda era jovem, ele comprou a liberdade de 300 desses prisioneiros cristãos com dinheiro herdado de seu pai. No ano de 1218, Nossa Senhora apareceu a ele e pediu que ele estabelecesse uma ordem para continuar esse trabalho de libertar escravos cristãos. Foi assim que a Ordem da Santíssima Virgem Maria da Misericórdia foi fundada, mais comumente conhecida como Mercedários (do latim Mariae de mercede redemptionis captivorum ou também Nossa Senhora das Mercedes).

Os membros da ordem compraram a liberdade de inúmeros prisioneiros cristãos detidos pelos mouros e, às vezes, chegaram a oferecer a sua própria liberdade e até mesmo suas próprias vidas em troca dos infelizes prisioneiros. Diferente de outras ordens, sua regra religiosa tem um quarto voto, além dos três votos habituais de pobreza, castidade e obediência, ou seja, comprar a liberdade dos escravos cristãos, mesmo à custa de sua própria liberdade e de suas próprias vidas.
Essa Ordem é particularmente forte na América Latina atualmente. Ela continua a cuidar dos prisioneiros, sendo ativa no apostolado das prisões e prestando apoio prático e espiritual às famílias de prisioneiros pobres. Os seus membros também oferecem aconselhamento e apoio para aqueles que foram condenados por infringir a lei – em alguns casos inocentemente. E eles também estão lá para ajudar os ex-prisioneiros após a sua libertação, uma vez que muitos deles não têm mais famílias e têm que recomeçar tudo de novo, sem ter nada. Os Mercedários os ajudam a encontrar emprego e a se reintegrarem gradualmente à sociedade.

Felizmente, a ordem é abençoada com muitas novas vocações. Atualmente, 15 jovens se preparam para o sacerdócio em seu seminário na Guatemala. Graças à generosidade de nossos benfeitores, a ACN conseguiu ajudá-los para a sua formação. Esses futuros sacerdotes enviam seus sinceros agradecimentos por esse apoio.

Últimas notícias

Deixe um comentário