Para o Padre Werenfried van Straaten, fundador da ACN – Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, o sofrimento e a necessidade nunca foram um problema abstrato. Para ele, era sempre sobre o indivíduo, sobre uma pessoa com um rosto e um nome, um filho de Deus.

É fácil não sentir nenhum envolvimento pessoal com uma estatística, e um mero número significa pouco para nós. Mas o destino de uma pessoa individual com um rosto e um nome não é tão fácil colocar de lado, pois isso nos toca internamente, é um apelo direto e pessoal para nós. Em suas muitas viagens ao redor do mundo, o Padre Werenfried encontrou tantas pessoas que viviam na pobreza e na miséria, nas quais ele via o próprio Deus enquanto choravam. Elas tinham nomes: Anna, Pablo e John, Maria, Miguel… Ele os olhou nos olhos e o que viu era para ele um pedido de ajuda. Ele perguntou a si mesmo – e hoje a pergunta deve ser refletida por todos nós: “Como é que estamos tão confortavelmente instalados? Essas pessoas vivem sob o mesmo sol e as mesmas estrelas que nós. Deus também as criou no sexto dia, para serem reis da criação. Onde então está o reino delas? Esse pisotear da sua dignidade humana é um pecado mortal contra a natureza, uma injustiça gritante. E nós também compartilharemos pessoalmente desta injustiça se não fizermos tudo o que estiver ao nosso alcance para extingui-la do mundo”!

Pobreza extrema na Argentina

Muitas pessoas não sabem que existem regiões na Argentina, onde as pessoas vivem em pobreza extrema. Uma dessas regiões é uma diocese com o longo nome de “San Roque de Presidencia Roque Sáenz Peña”. É a diocese mais pobre do país. Muitos vivem em barracos de barro, sujos, úmidos e insalubres ou mesmo sob um amontoado de plástico. Há pessoas doentes que mal são atendidas, crianças desnutridas que você mais facilmente esperaria ver na África, vivendo com um pouco de farinha umedecida em água.

Procição, Argentina
Procissão conduzida por religiosas na Diocese San Roque de Presidencia Roque Sáenz Peña

A diocese cobre uma vasta área de mais de 70 mil km² no norte do país, caracterizada principalmente por savanas e terras florestais secas. É o lar dos descendentes de várias tribos indígenas que no passado costumavam viver como nômades. Muitos ainda vivem como coletores e caçadores. Mas agora, as grandes agro-indústrias, que estão invadindo cada vez mais os territórios tradicionais desta população, restringem cada vez mais seu estilo de vida típico, arruinam a floresta e estabelecem vastas plantações de soja. Ao mesmo tempo, as cabras e o gado de colonos e pequenos agricultores estão reduzindo a floresta.

Trabalho pastoral irmãs
Irmãs em apostolado para as crianças

Aqui, a Igreja é fundamental

A Igreja Católica é a única organização que apoia os mais necessitados. As distâncias são enormes e há apenas poucos sacerdotes. Por isso, o apoio para as religiosas de diferentes congregações que trabalham na diocese é absolutamente essencial. Elas estão ajudando as pessoas de muitas maneiras e fazendo com que compreendam que são mesmo filhos de Deus. Elas visitam as famílias nas aldeias, cuidam dos doentes e idosos, rezam com as pessoas e, ao mesmo tempo, lhes trazem ajuda vital e urgente. Também conseguem introduzir um pouco de luz e alegria nos lares mais pobres.

Ajudamos regularmente estas irmãs e, este ano, mais uma vez, planejamos apoiá-las em seu modesto estilo de vida, pois todo o trabalho que elas fazem é totalmente gratuito.

Últimas notícias

Deixe um comentário