A Diocese de Quiché, no noroeste da Guatemala, foi severamente afetada pela guerra civil que afligiu o país, principalmente nos anos 1980 e 1990. Até hoje, as pessoas estão profundamente marcadas por esses eventos.

Há muitos indígenas que vivem nestas regiões montanhosas. Antes da guerra civil, a grande maioria deles era católica, mas a selvagem perseguição desencadeada pelo governo deixou cicatrizes profundas. Hoje, em torno de 40% são católicos, enquanto as seitas espalham-se rapidamente. É de importância vital prover um sólido atendimento pastoral às pessoas, para que elas continuem a se sentir enraizadas na Igreja.

A Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Chel, foi fundada somente em 2018. É uma das mais pobres e mais isoladas paróquias da diocese, e as estradas são muito ruins. Padre Francisco Vásquez Gómez é um padre jovem e tem em sua paróquia cerca de 3.000 pessoas, espalhadas por mais de 24 vilarejos, alguns dos quais ficam a 170 km do centro paroquial. No momento, ele tem somente um carro velho que já não é próprio para as péssimas condições da estrada, e tem uma urgente necessidade de outro veículo.

Nós gostaríamos de ajudar com uma contribuição para que ele compre um novo veículo. Faça sua doação clicando aqui e ajude a tornar realidade os projetos que possibilitam o Evangelho chegar mais longe!

Últimas notícias

Deixe um comentário