A diocese de Badulla se encontra em uma das regiões mais pobres e negligenciadas da ilha de Sri Lanka. Assim a Igreja aqui é igualmente muito pobre, mesmo 45 anos depois da sua fundação, a diocese ainda é quase inteiramente dependente de ajuda externa para se manter.

Os católicos representam apenas uma pequena minoria por aqui. A maior parte das pessoas vivem e trabalham nas plantações de chá e são extremamente pobres. Por isso eles são totalmente incapazes de prover o sustento das paróquias e de seus sacerdotes – sem contar outras estruturas da Igreja na diocese.

Uma dessas instituições é a casa de acolhida para idosos e necessitados quando estes já não têm mais ninguém para cuidar deles. Os moradores desta casa são cuidadosamente tratados por uma congregação de religiosas. Mas eles são muito pobres, e não podem contribuir em nada com o custo de seu próprio cuidado.

É a diocese que tem de suportar o custo de funcionamento da casa. Um dos fardos mais pesados é o custo com a eletricidade. Por ser tão caro, o fogão elétrico foi aposentado e quase todas as refeições são feitas no fogão a lenha, tornando mais complicado o trabalho que levaria pouco tempo, além de sujar mais a casa.

Foi por isso que o bispo pediu o auxílio da ACN para comprar painéis solares, a fim de fornecer à casa um fornecimento de eletricidade menos caro. O apoio já foi prometido.

Últimas notícias

Deixe um comentário