ACN

AIS auxilia refugiados sírios na Síria, Líbano e Jordânia

Publicado em: fevereiro 7th, 2013|Categorias: Projetos ACN|Views: 539|

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) doou 155 mil euros para os refugiados sírios na Síria, Líbano e Jordânia.

“As condições dos deslocados e refugiados pioraram por causa do frio intenso”, explica o responsável internacional da AIS para o Oriente Médio, Pe. Andrzej Halemba.

“Para os cristãos a tensão é insustentável. O seu único apoio e ponto de referência é a Igreja. Eis porque é essencial distribuir as ajudas através das dioceses e da Caritas”, ressaltou o sacerdote.

Em 2012, AIS financiou projetos na Síria e nos países vizinhos no valor de 474 mil euros. “Desde o início de 2013, o número de pedidos aumentou e foram enviadas novas contribuições para a cidade de Aleppo e para o Vale dos Cristãos, onde a situação dos refugiados é realmente crítica”, sublinhou ainda Pe. Halemba.

Para o responsável de AIS no Oriente Médio é fundamental dar esperança aos cristãos que ficaram na Síria. “As pessoas precisam de alimento, remédio e bebida, mas também de assistência espiritual”, disse ainda o sacerdote.

“Queremos acolher os deslocados e refugiados sírios, mas sozinhos não podemos manter um número elevado de pessoas”, afirmou o arcebispo maronita de Baalbek, Dom Simon Atallah, diocese que ocupa um terço do território libanês e nessa jurisdição se encontra o Vale do Beqaa, onde vivem milhares de refugiados sírios que chegaram da cidade de Homs.

“A economia libanesa está em crise. O país tem uma dívida de 60 bilhões de dólares. A produção de bens está caindo, as exportações estão paradas. O governo pede ajuda à comunidade internacional, mas até agora recebeu somente promessas e nenhum dinheiro”, disse o prelado.

Segundo o arcebispo, o Líbano está sofrendo fortemente a revolução síria no âmbito social, econômico, turístico e político. “O Líbano, um país que ainda não se estabilizou, agora está mais dividido pelos efeitos da crise síria”, concluiu Dom Atallah (MJ)

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo