versão para impressão

ACN na Síria: 10 anos de ajuda intensa

23 de março de 2021

Dez anos se passaram desde a eclosão da guerra na Síria, que deixou milhares de mortos, milhões de desabrigados, cidades destruídas e uma profunda crise econômica e social. Nesta década terrível na Síria, a ACN ajudou o país com 979 projetos para aliviar o sofrimento da população, especialmente da minoria cristã, que está ameaçada de extinção.

A maior parte dos projetos da ACN na Síria desde o início da guerra foi para ajuda humanitária nas áreas de meios de subsistência, assistência médica, alimentos, roupas, kits de saúde, moradia e educação. Um total de 418 iniciativas em coordenação com igrejas locais de diferentes tradições chegaram aos habitantes das cidades mais afetadas pela guerra, como Alepo, Homs, Damasco, Marmarita e Tartus. Esses são os lugares onde a maioria dos cristãos na Síria está concentrada.

Um dos projetos mais importantes apoiados pela organização desde 2017 é a campanha “Uma Gota de Leite”, em Alepo. Ela distribui leite em pó para mais de 3.000 crianças de famílias cristãs que precisam ou foram deslocadas pela guerra. O programa os acompanha desde o nascimento até os dez anos de idade. Projetos semelhantes têm beneficiado crianças em Tartus, desde 2015, e em Homs, desde 2018.

ACN na Síria promoveu educação

Outra iniciativa apoiada pela ACN consiste em bolsas de estudo para escolas cristãs e estudantes universitários em Alepo e Damasco. Um terço das escolas estão fechadas devido à guerra, mas muitas famílias não têm dinheiro para mandar seus filhos para as escolas que estão funcionando. No ano letivo 2019-2020, 7.340 alunos em Alepo foram beneficiados com as bolsas. Em Damasco, com o apoio das Irmãs da Caridade Divina de Besançon, foram aprovadas bolsas de estudo para 550 estudantes universitários da Igreja Grego-Melquita.

A Síria não foi poupada da crise de saúde causada pela pandemia de Covid-19. Em 2020, com o auxílio das igrejas locais, a ACN destinou mais ajuda para 23.050 famílias cristãs. Elas, então, se encontram em grande necessidade devido à precária situação econômica criada pela quarentena. No Natal de 2020, os benfeitores da ACN ajudaram fornecendo casacos de inverno a 25.000 crianças em várias cidades do país, com a ajuda da Congregação de Jesus e Maria.

Além disso, a ACN em 156 projetos de reconstrução de igrejas, mosteiros, escolas e centros pastorais, e ainda a reconstrução de 1.077 casas destruídas pelos combates e bombardeios. Esses projetos ajudaram famílias em Homs, Alepo, Maaloula e no Vale dos Cristãos, por exemplo, a voltar para suas casas. As igrejas reconstruídas, graças aos benfeitores da ACN, incluem a Catedral de Nossa Senhora da Paz em Homs e a Catedral de Santo Elias em Aleppo.

Pastoral também recebeu ajuda

Em termos de ajuda pastoral, a ACN concedeu auxílio para 182 projetos. Os mais destacados são os acampamentos de verão. Eles são um momento de cura, que nutre a fé e educa os jovens ou famílias que sofreram o trauma da guerra. Aliás, esta área de apoio espiritual inclui a campanha de oração “Consola meu Povo”, que acompanha famílias cristãs que perderam entes queridos na guerra. O ícone de Nossa Senhora Consoladora dos Sírios, abençoada pelo Papa Francisco, visitou paróquias em um total de 34 dioceses.

Tiveram outros projetos da ACN para apoiar o trabalho da Igreja na Síria durante a guerra. Entre eles estão a ajuda para padres, livros religiosos, custos de treinamento, assistência para carros e apoio à mídia.

Todos esses projetos apenas foram possíveis graças aos benfeitores da ACN. Muito ainda precisa ser feito e contamos com você. Para ajudar, faça a sua doação!

Leave A Comment