versão para impressão

ACN envia ajuda emergencial para o Líbano

5 de agosto de 2020

A ACN se mobiliza para enviar às pressas uma ajuda emergencial de alimentos para o Líbano, após a enorme explosão de ontem (4 de agosto), em Beirute.

A ajuda terá como destino as famílias pobres mais afetadas pela explosão que devastou a área portuária da capital libanesa. Afinal, pelo menos 100 pessoas foram mortas e 4.000 outras ficaram feridas quando explodiram 2.750 toneladas de nitrato de amônio que estavam em um armazém.

O parceiro do projeto da ACN em Beirute, Padre Raymond Abdo, disse à instituição: “A explosão parecia uma bomba atômica com fumaça vermelha em todos os lugares e enormes danos”.

Explosão devastou região cristã

O especialista da ACN no Líbano, Padre Samer Nassif, disse que a região cristã de Beirute foi “completamente devastada”. Foram pelo menos 10 igrejas destruídas, 300.000 pessoas desabrigadas e muitas outras sofrendo, com meios de subsistência “totalmente destruídos” pela explosão. Ele disse: “Ontem em um segundo, mais danos ao bairro cristão de Beirute foram causados do que ao longo dos anos da guerra civil. Decerto temos que construí-lo novamente do zero.”

Os padres Abdo e Nassif disseram que, após a longa crise econômica e o coronavírus, o Líbano está mal equipado para lidar com a emergência e precisa urgentemente de ajuda internacional para as necessidades básicas do povo.

Em “Um apelo aos países do mundo” enviado hoje (quarta-feira, 5 de agosto), o Cardeal Bechara Boutros Rai, presidente da Conferência de Patriarcas e Bispos Católicos do Líbano, disse: “Beirute é uma cidade devastada. É uma cena de guerra – afinal há destruição e desolação em todas as suas ruas, distritos e casas”.

O Padre Abdo descreveu como, em um convento, uma irmã religiosa idosa e doente morreu de seus ferimentos na explosão. O padre disse que ela era a única que não estava na sala de jantar do convento na hora da explosão. Aliás, se os outros estivessem em seus quartos, muitos teriam morrido ou estariam feridos.

ACN envia ajuda para o Líbano

A ACN pede a oração pelas vítimas e suas famílias e se compromete a ajudar os que mais sofrem neste momento. Para realizar suas ações de ajuda, a ACN conta sempre com a caridade de todos aqueles que desejam ajudar. Para realizar a sua doação, basta clicar aqui.

One Comment

  1. Mariza Dias Saes Peres 9 de agosto de 2020 at 23:06 - Reply

    Deus mais uma vez pedimos a sua Santa Misericórdia, quantos inocentes … as
    orações, nossas dores por toda essa tragédia, nesse mundo que tem tantas dores.

Leave A Comment