A ACN ajudou na reforma de um centro paroquial na Sibéria, Rússia. A paróquia católica da Transfiguração do Senhor, na cidade de Tomsk, no oeste da Sibéria, é uma comunidade que luta muito. Aos domingos, a Igreja recebe em torno de 350 pessoas para a Missa. Diferente de muitos outros locais, a congregação inclui não somente mulheres e crianças, mas muitos homens.
Além disso, a cada domingo há cinco ou seis crianças, grupos jovens e dois grupos de adultos que vêm para a catequese. Há também uma escola secundária católica – uma das únicas duas escolas católicas em toda a Rússia. A Cáritas local também tem uma rede de apoio às famílias em dificuldades.
Ao mesmo tempo, a paróquia oferece uma casa para estudantes estrangeiros que vivem e estudam na cidade, incluindo muitos do Vietnam, Itália e Polônia.

Os contatos com a Igreja Ortodoxa Russa local são amistosos e, a cada verão, os católicos e ortodoxos organizam um campo de férias em conjunto. Há também vários encontros e atividades que acontecem ao longo do ano. A paróquia tem ainda um excelente coral, que é conhecido pelos amantes da música em toda a região.

Reforma do Centro paroquial foi um sucesso para a comunidade

Nem é necessário dizer que todas essas atividades precisam de locais apropriados. Até recentemente a situação era difícil e era necessário improvisar. Mas então a paróquia ganhou um prédio que tinha sido um lar – no século XIX – para crianças católicas. Ele é ideal para as necessidades da paróquia, mas precisava ser reformado. A ACN contribuiu com a reforma do centro paroquial na Síbéria.
Finalmente, em 06 de outubro de 2019, o centro paroquial de Tomsk foi solenemente abençoado. Agora, toda a catequese dominical é dada no local, com cursos para as crianças, jovens e adultos.

O prédio serve ainda como centro de retiro, com a possibilidade de acomodação para católicos viajando de outras cidades ou vilarejos distantes. Também a Cáritas local pôde aumentar seus serviços de apoio e aconselhamento aos necessitados.
A ACN recebeu uma carta de agradecimento da paróquia: “Houve uma grande celebração em nossa paróquia. Sem a sua ajuda nós não poderíamos ter realizado esse sonho”.
Agora queremos transmitir este agradecimento a todos os benfeitores da ACN, cuja generosidade tornou possível ajudar a terminar este trabalho.