Outubro nos traz à memória o mês de Maria, mês do rosário e mês das missões. Ela é a mulher que gerou Àquele que por primeiro a gerou, seu próprio Filho amado. Ela como ninguém nos ensina a sermos discípulos de Jesus.
Foi a partir de Maria, na revelação bíblica, que a Igreja refletiu sobre quatro “faça-se” como caminho de salvação. O primeiro foi proferido por Deus Pai no momento da criação: “Disse Deus, faça-se a luz…” O segundo foi proferido por Maria diante do anúncio do Anjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.” O terceiro foi proferido por Jesus ao Pai no extremo de sua paixão: “… faça-se a Tua vontade.” O quarto faça-se é e deve ser o meu, o seu, o nosso como discípulos de Jesus. Um “faça-se” que deve ser dado no cotidiano e através de toda a vida por nós.
A vida cristã acontece na experiência viva de nosso encontro diário com a Pessoa de Jesus mediante o acolhimento da Palavra de Deus, através da vivência dos sacramentos, na comunhão com a Igreja e no amor fraterno entre irmãos, particularmente no amor de ajuda aos irmãos mais pequeninos e sofridos do mundo. Maria em sua fidelidade radical à vontade do Pai nos ensina a como seguir os passos e a vida de Jesus. Com sua vida nos leva para Jesus e nos ensina o amor de serviço aos irmãos.
Sim, Jesus é o nosso único Salvador e Redentor da humanidade. Mas Maria como Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe é a filha predileta do Pai, a esposa do Espírito Santo, a primeira discípula que nos leva e nos aponta o caminho para Jesus.
No amor que nos liga a Cristo somos convidados a nos unir no serviço de solidariedade a tantos que sofrem necessidades materiais e espirituais e, que sabemos, são milhões pelo mundo. Na busca da vontade do Pai que quer que nenhum dos seus se percam somos chamados a viver no amor de solidariedade com os cristãos perseguidos pelo mundo, particularmente no momento presente na Síria, no Iraque e na Nigéria onde milhares são perseguidos e mortos simplesmente pelo fato de serem cristãos.
Maria como Mãe de Jesus, da Igreja e nossa Mãe continua nos fazendo o seu único e permanente pedido: “Fazei tudo o que Ele nos disser” (Jo 2,5). Sim, somente Jesus é a nossa salvação, mas, é na Pessoa de Maria que temos o modelo maior para vivermos como verdadeiros discípulos na Igreja de Jesus.
Padre Evaristo Debiasi
Assistente Eclesiástico Nacional
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Obrigada Padre, por estas palavras linda que nos anima a perseverar a cada dia mais na fé, esperança, caridade, humildade e acima de tudo permitir que Jesus Cristo se faça presente em nossas vidas. Que o Senhor nos ajude a sermos mais solidários com nossos irmãos mais carentes de afeto,carinho e atenção.